POLÍTICA

Bolsonaro tem 52% de avaliação negativa na cidade, diz pesquisa

Levantamento realizado pelo Instituto Percent entre os dias 21 e 23 de março mostra que 35% aprovam o governo de Bolsonaro

Gisele Barcelos
Publicado em 26/03/2019 às 22:45Atualizado em 17/12/2022 às 19:23
Compartilhar

O governo de Jair Bolsonaro (PSL) tem 35% de aprovação em Uberaba, contra 52% de avaliações negativas. Os números foram apurados em pesquisa do Instituto Percent, realizada de 21 e 23 de março. O levantamento ouviu 400 pessoas em Uberaba, distribuídas entre sexo, faixa, etária e regiões censitárias da cidade. A margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos. 

De acordo com a pesquisa, 35% dos entrevistados consideraram o início do governo de Bolsonaro como ótimo e bom. Já 25% opinaram por péssimo e ruim, enquanto 27% classificaram a gestão como regular. Outros 13% não souberam ou preferiram não se manifestar.

Assinando o levantamento, Luiz Cláudio Campos diz que o percentual de avaliação ótima e boa é baixo em relação ao desempenho do candidato nas urnas no fim do ano passado. “Representa um resultado aquém do pretendido, se analisado sob o ponto de vista de expectativas geradas e o calor da campanha, com alto grau de polarização e com bandeiras moralizantes do presidente eleito e de sua votação em Uberaba”, pondera.

Campos ressalta, entretanto, que a pesquisa não considera o comportamento do eleitor na votação, e as pessoas que escolheram outros candidatos nas urnas agora também opinam sobre o desempenho do governo Bolsonaro. “Ele conta com um capital político a ser preservado e para ampliá-lo é preciso mirar nos 30% de eleitores que não optaram nem por um nem por outro candidato. Os números obtidos em Uberaba refletem uma tendência nacional”, analisa. 

Ele ainda manifesta que se observa um começo de governo com divergências de natureza política e administrativa, além de um elevado grau de embate de rede social que não se desmobilizou ainda do estilo de campanha. “A partir de agora é que o governo será mais testado com os assuntos relevantes e que necessariamente interessam à agenda política, como a reforma da Previdência, que não tem aprovação da maioria da população. [...] Portanto, talvez já seja o momento de descer do palanque. Caso contrário, pode colher resultados adversos”, avalia. 

Levantamento mostra que 23% não souberam avaliar governo de Zema. Governo Romeu Zema (Novo) foi considerado ótimo ou bom por 37% dos uberabenses entrevistados em pesquisa do Instituto Percent. Outros 35% consideraram o início do mandato como regular e apenas 9% opinaram por ruim ou péssimo. No entanto, 23% das pessoas ouvidas na cidade não souberam ou não quiseram responder. 

De acordo com Luiz Cláudio Campos, a expectativa é a redução do percentual de “indecisos” em um próximo levantamento sobre a avaliação de governo. “O número dos que não souberam avaliar deve cair consideravelmente e poderemos verificar onde se acomodarão”, posiciona. Campos afirma que a indefinição inicial é normal porque o governador é um nome novo no cenário político. “É natural neste princípio de governo porque, agora, de fato, é que os mineiros estão se informando mais e tomando conhecimento do governador, tendo em vista que sua eleição se deu com o apelo do novo, da renovação contrária à polarização PT/PSDB”, encerra.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por