POLÍTICA

Médicos brasileiros não ficam em vagas deixadas por cubanos

Lacunas no quadro da rede municipal de Saúde motivam reclamações de usuários por falta de atendimento em unidades básicas

Gisele Barcelos
Publicado em 20/03/2019 às 22:27Atualizado em 17/12/2022 às 19:10
Compartilhar

Foto/arquivo

Desligamento de profissionais do programa Mais Médicos gera lacunas no quadro da rede municipal de Saúde em Uberaba e motiva reclamações em atendimento de unidades básicas. Pelo menos oito médicos deixaram o cargo nas últimas semanas e a Prefeitura agora busca alternativas para minimizar o impacto na assistência. 

O secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, esteve ontem em Brasília para solicitar ao governo federal rapidez para a substituição dos profissionais. Ele lembra que um processo de seleção foi realizado no fim do ano passado e outros médicos podem ser chamados para preencher as lacunas deixadas no município. “Viemos pedir para que acelerem o procedimento porque essa situação não atinge apenas Uberaba, mas todos os municípios”, salienta. 

De acordo com o titular da pasta, a maioria dos contratados do programa são recém-formados e os desligamentos estão ocorrendo porque os profissionais foram aprovados nas provas de residência médica e agora preferiram se dedicar a esta função.  

Enquanto aguarda uma resposta do Ministério da Saúde sobre o problema, Iraci afirma que outras medidas serão adotadas paliativamente para minimar o transtorno nas unidades de saúde que ficaram sem profissionais. “Isso causa um impacto imediato na assistência do município. Vamos remanejar pacientes para outras unidades e amenizar as faltas a partir de segunda-feira”, pondera. 

O secretário ressalta que o processo para a substituição dos médicos deve seguir os trâmites burocráticos. Por isso, a ocupação das vagas deixadas em aberto nem sempre ocorre na velocidade desejada. “O profissional pode sair a qualquer momento, mas o tempo para reconduzir outra pessoa à função é mais moroso”, disse.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por