POLÍTICA

Prefeitura tira mais de 5t de lixo de bueiros e sarjetas em três dias

Operação desencadeada esta semana focou nas principais avenidas e tem por objetivo evitar novas enchentes na região central

Gisele Barcelos
Publicado em 19/03/2019 às 22:37Atualizado em 17/12/2022 às 19:08
Compartilhar

Divulgação

Em três dias, mais de cinco toneladas de sujeira foram recolhidas em bueiros e sarjetas das principais avenidas da cidade

Mais de cinco toneladas de lixo foram retiradas de bueiros e sarjetas em apenas três dias de operação para evitar novas enchentes na região central da cidade. Uma força-tarefa foi criada para percorrer as principais avenidas do centro devido às chuvas intensas na última semana. 

Desde sábado (16) até ontem, a equipe recolheu o lixo encontrado nas avenidas Leopoldino de Oliveira, Santa Beatriz, Santos Dumont, Deputado José Marcus Cherém, Guilherme Ferreira, Tonico dos Santos, Edilson Lamartine Mendes e João XXIII. 

De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos e Obras, Antônio Sebastião de Oliveira, o serviço de rotina está sendo cumprido dentro do previsto e a última limpeza ocorreu na semana passada. “Estamos atentos e preocupados em manter as bocas de lobo disponíveis para fazer a captação das águas, porque o volume de chuva tem sido grande. A gente foca nas vias principais e avenidas baixas, que é para onde toda a água chega por conta da geografia da nossa cidade. O trabalho está sendo feito diuturnamente”, garante. O secretário argumenta que a quantidade de lixo retirada dos bueiros é a principal causa dos entupimentos das galerias pluviais, o que faz aumentar a incidência de alagamentos. 

Segundo o titular da pasta, é preciso colaboração da população para evitar que o lixo trazido pela enxurrada volte a atrapalhar o escoamento da água da chuva. “É importante a comunidade ser parceira e contribuir na limpeza urbana e evitar enchentes. Para isso, não pode ser feito descarte irregular de resíduos e nem colocar lixo doméstico na rua fora dos dias e horários estabelecidos de coleta no bairro. Na hora que vem a chuva, a pessoa não tem jeito de ir lá fora para retirar. Aí, a chuva leva os resíduos e temos que coletar todo o lixo que foi levado pela água”, manifesta. Oliveira posiciona que as equipes continuam a operação de limpeza urbana e quatro frentes de trabalho estavam percorrendo ontem a parte baixa da cidade para retirar o lixo e evitar novos transtornos em caso de temporais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por