POLÍTICA

Maduro anuncia fechamento da fronteira da Venezuela com o Brasil

Presidente estuda adotar a mesma medida na divisa com a Colômbia

Publicado em 21/02/2019 às 15:01Atualizado em 17/12/2022 às 18:24
Compartilhar

Foto/Reprodução/Palácio Miraflores / Reuters

Em discurso, Maduro solicitou que o presidente colombiano, Iván Duque, e o americano, Donald Trump, parassem de "loucura"

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, anunciou hoje (21) que fechará a fronteira com o Brasil e avalia fazer o mesmo com a divisa da Colômbia. A decisão ocorre dois dias após a oposição venezuelana começar uma operação com auxílio dos dois países vizinhos e dos Estados Unidos para entregar ajuda humanitária à Venezuela. 

“Decidi que, no sul da Venezuela, a partir das 20h (21h de Brasília) fica fechada completamente a fronteira com o Brasil, até segunda ordem”, afirmou o presidente após reunião com alto comando militar em Caracas.

No que diz respeito à Colômbia, Maduro disse que estudar medida similar e afirmou que o armazenamento de ajuda humanitária é uma “provocação barata”.

Pela manhã, o deputado opositor venezuelano Américo De Grazia, da Assembleia Nacional, afirmou nas redes sociais que Maduro enviou veículos militares blindados para a cidade de Santa Elena de Uairén, a 12 km da fronteira com o Brasil, para impedir a entrada de ajuda humanitária no país a partir da cidade de Pacaraima, em Roraima.

El #Usurpador toma militarmente #StaElenaDeUairen para impedir la entrada de la #AyudaHumanitaria a los #Vzlanos. No obstante los pueblos Indígenas Pemones de #LaGranSabana junto a la Alcaldía y los Ciudadanos, harán realidad la solidaridad. @jguaido Presidente. pic.twitter.com/VorLrSKnm2— Americo De Grazia (@AmericoDeGrazia) 20 de fevereiro de 2019 Nesta semana, o governo brasileiro garantiu que articulará uma força tarefa na fronteira com a Venezuela para ajudar na entrega de ajuda humanitária enviada pelos Estados Unidos e em coordenação com a oposição venezuelana. Hoje, o chanceler Ernesto Araújo esteve reunido com o governador de Roraima, Antonio Denarium (PSL), possivelmente para discutir os detalhes do plano que o governo chamou nesta semana de “aproximação logística de Pacaraima”.

*Com informações da Agência EFE, Reuters e do Jornal Estadão 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por