POLÍTICA

Proposta de reforma da Previdência chega hoje ao Congresso Nacional

A expectativa é que Jair Bolsonaro (PSL) leve a proposta pessoalmente

Publicado em 20/02/2019 às 07:15Atualizado em 17/12/2022 às 18:22
Compartilhar

Governo federal apresenta nesta quarta-feira (20) a proposta de reforma da Previdência Social ao Congresso Nacional. A expectativa é que Jair Bolsonaro (PSL) entregue pessoalmente ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ainda na parte da manhã. Ainda é previsto um pronunciamento de Bolsonaro em cadeia de rádio e televisão para defender a aprovação do projeto.

Um dos pontos-chave da reforma do projeto é a idade mínima de aposentadoria. Segundo explicou na semana passada o secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, a proposta a ser apresentada hoje vai prever idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres, ao final de um período de transição de 12 anos. O tempo de transição, aliás, é menor do que o proposto pelo governo Michel Temer (MDB), que previa 21 anos.

A proposta de reforma ainda deve incluir a criação de novas alíquotas de contribuição dos trabalhadores. Estados e municípios também vão fazer parte da reforma. A expectativa é que a reforma englobe também os servidores públicos e os militares.

A equipe econômica do governo federal informou, ainda, que buscará implementar um regime de capitalização, pelo qual cada trabalhador financiaria a própria aposentadoria por meio de depósitos em uma conta individual. Contudo, não há confirmação se essa proposta será apresentada em detalhes ainda nesta quarta-feira, podendo ficar para um segundo momento.

Vale lembrar que no ano passado, o rombo previdenciário total (setor privado, servidores públicos e militares) atingiu R$ 290,297 bilhões. De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, o rombo previdenciário total (setor privado, servidores públicos e militares) atingiu R$ 290,297 bilhões.

*Com informações do G1

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por