POLÍTICA

Com verba do rotativo, UPA Infantil vai funcionar no Hospital da Criança

De acordo com o secretário Iraci Neto, R$290 mil serão aplicados por mês para a manutenção do Hospital da Criança

Gisele Barcelos
Publicado em 20/02/2019 às 06:45Atualizado em 17/12/2022 às 18:22
Compartilhar

André Santos/PMU

Projeto da UPA da Criança foi apresentado ontem no gabinete do Prefeito Paulo Piau

Com projeto para concentrar plantões de pediatria no Hospital da Criança já na fase final, o prefeito Paulo Piau (MDB) anunciou ontem que a parte da arrecadação do estacionamento rotativo repassada à Prefeitura será 100% destinada para o custeio mensal do estabelecimento, que terá um anexo denominado UPA da Criança. 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, R$290 mil serão aplicados por mês para a manutenção do Hospital da Criança. Ele posiciona que os recursos provenientes do estacionamento rotativo devem representar cerca de um terço do montante para o custeio mensal da estrutura. “Vai depender, logicamente, do aumento gradativo da cobrança do estacionamento rotativo em Uberaba”, pondera.

A retirada do atendimento infantil da UPA do Mirante e a centralização do serviço no Hospital da Criança vêm sendo discutidas desde o fim do ano passado. O secretário informa que praticamente 80% das etapas já foram vencidas para consolidar a mudança.

Iraci explica que o Hospital da Criança receberá um anexo para acomodar a nova demanda. Além de mais médicos, equipamentos hospitalares, maior acesso a exames, a área física também será reestruturada para atendimento das crianças e pais. Serão melhorias nos consultórios, leitos de observação, sala de espera e equipamentos como raio-X e ultrassom para otimizar o atendimento. A unidade contará com monitores infantis, TVs nas salas de observação e espera e canais infantis. A adequação da infraestrutura está sendo feita em parceria com a Unimed.

A previsão, conforme o titular da pasta, é estar com tudo pronto para dar início ao novo formato de operação até a última semana de março. “As obras de reforma já começaram, estamos buscando os equipamentos e agora foi definido o recurso para custeio do serviço. Com isso, a inauguração está prevista inicialmente para 30 de março”, posiciona.

A UPA da Criança vai funcionar 24 horas em todos os dias da semana, incluindo feriados e pontos facultativos. Haverá ampliação do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (raio-X, exames de sangue, eletrocardiograma e ultrassonografia), além da flexibilização da escala multiprofissional nos períodos de sazonalidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por