POLÍTICA

Pedido de impeachment de Piau vai a plenário na CMU hoje

Advogado Vicente Araújo Neto protocolou documento em que pede o impeachment do prefeito Paulo Piau

Marconi Lima
Publicado em 17/02/2019 às 20:59Atualizado em 17/12/2022 às 18:17
Compartilhar

Divulgação

Advogado Vicente Araújo Neto protocolou na quinta-feira, dia 14, na Câmara Municipal documento em que pede o impeachment do prefeito Paulo Piau

Na quinta reunião ordinária da Câmara Municipal de Uberaba (CMU), nesta segunda-feira (18), está programada a leitura em Plenário da denúncia apresentada pelo advogado Vicente Araújo Neto contra o prefeito Paulo Piau (MDB), com o pedido de cassação do mandato do Chefe do Executivo. 

Na última quinta-feira (14), Araújo Neto protocolou na CMU pedido de impeachment do prefeito Paulo Piau, por crime de responsabilidade. É esperada mobilização popular em Plenário, inclusive com manifestação de “Fora Piau”. 

No documento protocolado na CMU, o advogado trata de pagamento, que ele considera ilegal, em aluguéis da sede da Companhia de Desenvolvimento, Saneamento e Abastecimento de Uberaba (Codau). 

O imóvel citado por Araújo Neto está localizado na avenida da Saudade. Os pagamentos, segundo a denúncia, ocorreram entre 2013 e 2018, sendo mais de R$ 1 milhão no atual mandato do prefeito, para o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto. A alegação é que o prédio pertenceu a Guaritá, que depois teria vendido sua parte ao ex-sogro e sócio em construtora. 

Para o advogado, trata-se de um caso de pagar aluguel “a si mesmo”, o que configuraria crime de responsabilidade do prefeito, baseado na Lei 201/67 (Lei dos Prefeitos). 

O advogado sustenta em seu pedido de impeachment, que o dinheiro abasteceu a campanha de Piau para reeleição, inclusive com doação oficial de campanha do presidente do Codau. 

Araújo Neto alegou ainda que a renovação do aluguel foi realizada fora do prazo permitido em lei, e, sem licitação por seis anos seguidos, a ex-parente e sócio da empresa do presidente do Codau que beneficiou diretamente o prefeito Paulo Piau. 

Após a leitura do documento, será aberta a discussão entre os vereadores e depois, a votação para admissibilidade ou não da denúncia. 

Prefeitura. O procurador geral do município, Paulo Salge, contestou denúncia contra Piau. Ele afirmou que as acusações feitas no pedido de impeachment são infundadas e acusa o autor de utilizar o procedimento como vingança por não ter conseguido cargo na atual equipe do governo municipal. Salge pondera que teve acesso extraoficialmente ao conteúdo da denúncia e manifesta que não há qualquer fundamentação para o pedido de impeachment. 

Entenda o cas Advogado e ex-secretário executivo da Amvale protocola pedido de impeachment contra Paulo Piau Vereadores têm seis projetos em pauta após discussão do pedido de impeachment

A quinta reunião ordinária de fevereiro da Câmara Municipal de Uberaba (CMU), tem seis projetos em pauta para apreciação dos vereadores. Após a leitura do pedido de cassação do mandato do prefeito Paulo Piau (MDB), os parlamentares farão a discussão e votação das proposições.

Na abertura da pauta, consta o Projeto de Lei (PL) 10/19 para votação em 1º turno, que autoriza o Município de Uberaba doar área pública e conceder estímulos à empresa Sanioto Construções Eireli – EPP. Logo em seguida, vem o PL 11/19 que autoriza o Município de Uberaba doar área pública e conceder estímulos à empresa Fardas Uniformes Profissionais LTDA - ME. São necessários dez votos para aprovação de ambas as matérias.

A terceira proposição que entrará em discussão é o Projeto de Emenda a Lei Orgânica 1/2018. A matéria propõe alteração no Artigo 57, parágrafo dois, da referida lei. De autoria do vereador Agnaldo Silva (PSD), o texto diz que Mesa Diretora da CMU será eleita para o mandato de dois anos, por eleição direta e aberta, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente. Para alterar a Lei Orgânica são necessários dez votos.

O PL 06/19, de autoria de Samuel Pereira (PR), dispõe sobre a distribuição gratuita de exemplares do Estatuto da Criança e do Adolescente no Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais no âmbito de Uberaba. Para aprovação é necessário maioria simples, metade mais um dos vereadores presentes.

O PL 12/19, de Ismar Marão (PSD), propõe a criação da Semana de Conscientização e Combate ao Feminicidio. Para aprovação são necessários metade mais um dos votos dos vereadores presentes.

E fechando a pauta do dia, tem o PL 176/17, de Denise Max (PR), que institui o programa Farmácia Viva. Para aprovação são necessários metade mais dos votos dos vereadores presentes.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por