POLÍTICA

Franco Cartafina está entre os mais jovens da Câmara Federal

O deputado federal eleito Franco Cartafina, que será empossado em fevereiro próximo, faz parte do grupo de deputados mais jovens da Câmara Federal

Marconi Lima
Publicado em 14/01/2019 às 21:34Atualizado em 17/12/2022 às 17:14
Compartilhar

Arquivo

Deputado federal eleito, Franco Cartafina está entre os 58 parlamentares entre 25 e 34 anos da próxima legislatura na Câmara Federal

O deputado federal eleito Franco Cartafina (PHS), que será empossado em fevereiro próximo, faz parte do grupo de deputados mais jovens da Câmara Federal. Com 32 anos, ele está na quarta faixa etária com maior número de parlamentares na Casa. 

Perfil do futuro Congresso Nacional, traçado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), aponta que a faixa etária predominante na Câmara Federal está entre os deputados com 55 a 64 anos, com 144 parlamentares, em seguida, com 131 estão os parlamentares de 44 a 54 anos e com 128 parlamentares estão os de 35 a 44 anos.

No caso de Franco Cartafina, que situa-se na faixa entre 25 a 34 anos, foram eleitos apenas 58 parlamentares.

Porém, o parlamentar uberabense está em outro grupo que é maioria na futura Câmara. Os deputados de primeiro mandato. Estão nesse perfil quase metade do Legislativo. São 250 parlamentares. Outros 245 foram reeleitos e 18 estão retornando à Câmara.

Formado em Direito, Franco está na segunda categoria que mais elegeu deputados. Os advogados têm 53 representantes na Casa. Os empresários estão no topo com 185 eleitos. A terceira categoria com maior número de representantes é a de professor, com 26. As menores são as ligadas ao agronegócio (pecuária e agricultura) e economistas, com dez cada um. 

Franco foi eleito deputado federal, em outubro do ano passado, com 53.390 votos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por