POLÍTICA

Marco Aurélio será relator de apuração sobre suposto caixa 2 de Onyx Lorenzoni

O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, foi sorteado relator da apuração sobre supostos repasses da J&F por meio de caixa 2 ao deputado Onyx Lorenzoni

Publicado em 17/12/2018 às 21:56Atualizado em 17/12/2022 às 16:33
Compartilhar

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado relator da apuração sobre supostos repasses da J&F por meio de caixa 2 ao deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS). 

Responsável pela transição de governo, Onyx será o ministro da Casa Civil no governo de Jair Bolsonaro.

A apuração sobre o suposto caixa 2 está sob análise da Procuradoria Geral da República (PGR), que decidirá se pede a abertura de um inquérito ou o arquivamento do caso.

Inicialmente, o caso estava sob a relatoria de Edson Fachin, mas o ministro, atendendo a um pedido da PGR, solicitou à Presidência do STF para sortear um novo relator por entender que o caso não tinha relação direta com a Lava Jato.

Em novembro, reportagem do "Jornal Nacional" mostrou que Onyx Lorenzoni aparecia em uma planilha de repasses de caixa dois referente a 2012.

Na ocasião, o futuro ministro disse ser um "combatente contra a corrupção" e afirmou que a notícia "requenta uma informação do ano passado".

Em 2017, Lorenzoni admitiu ter recebido R$ 100 mil por meio de caixa dois para a campanha de 2014. À época, Onyx não falou sobre doações em 2012. 

No caso de Lorenzoni, o Supremo autorizou que no mesmo procedimento estejam as delações sobre repasses em 2012 e 2014.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por