POLÍTICA

Franco e Grilo têm contas aprovadas; as de Zé Silva são rejeitadas por omissão

Os três tiveram as prestações de contas aprovadas com ressalvas pela Justiça Eleitoral, o que não gera consequências negativas

Gisele Barcelos
Publicado em 08/12/2018 às 14:07Atualizado em 17/12/2022 às 16:14
Compartilhar

Entre os parlamentares eleitos no Triângulo Mineiro, já estão aptos para a diplomação os deputados federais Franco Cartafina (PHS) e André Janones (Avante) e o deputado estadual Heli Grilo (PSL).

Os três tiveram as prestações de contas aprovadas com ressalvas pela Justiça Eleitoral, o que não gera consequências negativas para o candidato e nem o impede de receber o diploma para assumir o cargo no início do ano que vem.

Por outro lado, o TRE-MG julgou, por maioria, desaprovadas as contas do deputado reeleito Zé Silva (Solidariedade). A Corte apontou a omissão de despesas na prestação de contas, diferenças entre o valor declarado e o valor constante nas notas fiscais emitidas pelas empresas fornecedoras, bem como doação de origem não identificada na declaração.

Conforme a análise da Justiça Eleitoral, o relatório contém falha grave que impossibilita reconhecer a origem do recurso e compromete a lisura da prestação de contas, sendo assim imposta a desaprovação das contas. A defesa do parlamentar já entrou com recurso e apresentou documentos para tentar reverter a decisão, mas ainda não houve posicionamento da Corte.

Além disso, Zé Silva foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral em Minas Gerais por uso indevido da máquina pública em favor de sua candidatura. A representação também atinge o diretor nacional de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ewerton Giovanni dos Santos, que contribuiu para os atos ilegais.

Conforme a representação, Zé Silva distribuiu no mês de julho patrulhas mecanizadas, ou seja, trator, carreta e grade, a 25 assentamentos agrários em Minas Gerais, fazendo uso autopromocional, com fins eleitorais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por