POLÍTICA

Piau revela situação financeira da Prefeitura a vereadores e pede apoio

Em reunião ontem com alguns integrantes da Mesa Diretora da Câmara, o prefeito apresentou a situação financeira do município

Gisele Barcelos
Publicado em 16/11/2018 às 21:18Atualizado em 17/12/2022 às 15:34
Compartilhar

Neto Talmeli/PMU

Prefeito se reuniu ontem com o seu líder na Câmara, Rubério Santos, e com os membros da Mesa Diretora Agnaldo Silva e Fernando Mendes

Em reunião ontem com alguns integrantes da Mesa Diretora da Câmara Municipal, o prefeito Paulo Piau (MDB) apresentou a situação financeira do município e pediu apoio em medidas para contenção de despesas no poder público. O chefe do Executivo também informou os vereadores que decreto com ações de contingenciamento deve ser publicado na próxima semana. 

Piau posicionou que a dívida do Estado com o município já supera R$108 milhões e contestou a retenção de repasses constitucionais feita pelo governo mineiro. O prefeito afirma que a situação é preocupante, mas argumenta que a Prefeitura ainda tem conseguido administrar o débito, embora com atrasos no pagamento do funcionalismo e fornecedores.

Na conversa, o chefe do Executivo alertou aos integrantes da Mesa Diretora da Câmara que até o repasse ao Legislativo pode ser prejudicado. “Estamos arriscados até a não cumprir o duodécimo por falta absoluta de recursos”, pondera. O prefeito ressalta que o Legislativo é um poder independente e tem autonomia, mas manifesta que, diante do cenário, é justo a Câmara também pensar em ações para conter gastos. “Se o Executivo está num esforço para reduzir despesas, o esforço tem que ser em comum. O aperto é de Uberaba. A ação é conjugada”, salienta. 

Além disso, o prefeito explicou que um decreto está em elaboração para apertar ainda mais o cinto e enxugar despesas na administração municipal. Piau afirma que o termo de calamidade financeira não deve ser utilizado porque não se aplica à situação local, mas o texto trará novas medidas de contingenciamento a serem adotadas. O decreto está previsto para ser publicado na próxima semana.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por