POLÍTICA

Vice-governador deixa presídio de Uberlândia após habeas corpus

Andrade saiu da cadeia em Uberlândia em um carro preto e não concedeu entrevista à imprensa

Gisele Barcelos
Publicado em 13/11/2018 às 21:25Atualizado em 17/12/2022 às 15:25
Compartilhar

O vice-governador Antônio Andrade (MDB) já está em liberdade. O político deixou o presídio em Uberlândia na noite de segunda-feira (12). Não há informação do local para onde ele seguiu após ser liberado, em função do habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ). 

Andrade saiu da cadeia em Uberlândia em um carro preto e não concedeu entrevista à imprensa. A defesa do vice-governador também não confirmou se ele permaneceria na cidade ou seria levado de volta para a fazenda da família em Vazante, onde foi preso na última sexta-feira (9).

No fim de semana, os advogados do político haviam entrado com pedido de transferência de Andrade para a unidade prisional de Belo Horizonte, sob a justificativa de cumprir o prazo da prisão perto da família. A solicitação nem chegou a ser analisada pela Justiça, devido ao habeas corpus que autorizou a soltura do vice-governador e dos demais presos na operação Capitu.

Também foram soltos na noite de segunda os delatores Joesley Batista e Ricardo Saud, que estavam detidos desde sexta-feira (9) na delegacia da Polícia Federal em São Paulo.

A operação batizada de Capitu é um desdobramento da Operação Lava-Jato e investiga supostos pagamentos de propina no Ministério da Agricultura em 2014 e 2015 para privilegiar a empresa JBS no mercado internacional e nacional. 

Em troca de medidas que beneficiassem a JBS foram pagos pelo menos R$37 milhões em propinas. A maior parte, R$ 30 milhões, foi paga durante a gestão de Antônio Andrade. Segundo a Polícia Federal, a distribuição dessa propina serviu para comprar o apoio dos deputados à candidatura de Andrade para vice-governador em 2014. Agentes federais fizeram buscas no gabinete do deputado João Magalhães, na Assembleia Legislativa. 

Em nota distribuída no fim de semana, o vice-governador alegou inocência e disse não ter realizado qualquer ato em benefício do grupo JBS e recebido qualquer vantagem indevida no período em que esteve à frente do Ministério da Agricultura. O comunicado também informa que Andrade renunciou ao sigilo bancário e fiscal, disponibilizando à Justiça declarações de bens próprios e de familiares.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por