POLÍTICA

Piau atribui baixo nível em gestão a erros de informação

Dados do Tribunal de Contas do Estado estão sendo analisados por equipe da administração municipal para apurar o motivo do resultado negativo

Gisele Barcelos
Publicado em 17/10/2018 às 22:11Atualizado em 17/12/2022 às 14:36
Compartilhar

Arquivo

Prefeito Paulo Piau diz que está analisando o estudo para entender o índice que considerou a cidade com baixa adequação para gestão pública

O prefeito Paulo Piau (MDB) afirma que equipe técnica está analisando os dados que embasaram a composição do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) 2017. O resultado foi divulgado esta semana pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e classificou Uberaba como cidade com baixo nível de adequação para uma gestão efetiva.

No relatório do TCE, Uberaba apresentou avanço na gestão de Educação e Saúde na comparação entre 2016 e 2017, mas houve queda no critério Proteção das Cidades no período avaliado. Com isso, a avaliação geral colocou a Prefeitura em baixo nível de adequação. O resultado demonstra retrocesso em relação ao primeiro ano da pesquisa do TCE. Em 2015, Uberaba aparecia como município em fase de adequação e apresentava situação altamente efetivamente em Meio Ambiente e Proteção das Cidades. 

Piau acredita que a baixa classificação de Uberaba pode ser mais por equívocos no envio de informações por parte da Prefeitura. O chefe do Executivo argumenta que a prática demonstra que houve melhorias na gestão pública. “Estamos analisando para entender o índice. Parece que [o resultado] é muito mais informação inadequada do que retração. Não tem razão para isso. Não tem nada que diga que Uberaba piorou em gestão. Pelo contrário, só avançamos em desburocratizar e simplificar os processos”, defende. Ainda conforme o prefeito, o índice é um projeto recente do Tribunal e a análise do desempenho é complexa porque ainda se trata de uma metodologia nova.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por