POLÍTICA

Projeto estabelece avaliação de UTIs de hospitais públicos e privados

O item estará em pauta da Comissão de Assuntos Sociais de amanhã (17)

Agência Senado
Publicado em 15/10/2018 às 21:11Atualizado em 17/12/2022 às 14:31
Compartilhar

Proposta que torna obrigatória a aferição, a comunicação aos órgãos de vigilância sanitária e a divulgação de indicadores de avaliação de unidades de terapia intensiva (UTIs) públicas e privadas está na pauta da Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O substitutivo ao PLS 332/2013 é um dos 16 itens em pauta da reunião marcada para esta quarta-feira (17).

O relator do projeto, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), apresentou um substitutivo ao projeto, da senadora Lúcia Vânia (PSB-GO). Conforme o texto, os indicadores deverão abranger a avaliação de estrutura, de processos e de resultados dos serviços de terapia intensiva, de acordo com o estabelecido em regulamento. Esses dados deverão permitir a adequada comparação entre hospitais e entre unidades de terapia intensiva e serão divulgados na internet e em outros meios de comunicação.

Lúcia Vânia afirma que a UTI é um valioso recurso utilizado na atenção à saúde de pacientes em estado grave. Dessa maneira, argumenta a autora, é importante que a população e os órgãos de vigilância sanitária disponham de dados que os permitam avaliar o desempenho, a qualidade e a segurança dessas unidades hospitalares. Para o relator, é de grande relevância o monitoramento e a avaliação da atividade das UTIs. Essa medida, segundo Petecão, garantirá à população a informação sobre a qualidade dos serviços ofertados e sobre as possíveis deficiências encontradas.

Violência doméstica

Outra proposta na pauta da CAS obriga os agressores condenados por prática de violência doméstica e contra a mulher a devolverem à Previdência Social os valores dos benefícios pagos a suas vítimas em razão do crime. Da senadora Marta Suplicy (MDB-SP), o projeto (PLS 282/2016) permite ao INSS obrar na Justiça a devolução do dinheiro gasto com auxílio-doença, seguro desemprego, aposentadoria por invalidez e pensão por morte.

O projeto conta com o apoio do relator, senador José Pimentel (PT-CE), e tramita em caráter terminativo. Se aprovado na CAS e não houver recurso para o Plenário, o texto seguirá direto para a análise da Câmara dos Deputados.

Doenças raras

Depois da reunião deliberativa, a comissão ainda deve analisar o relatório do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) sobre doenças raras. O relatório é fruto do trabalho da Subcomissão Especial sobre Doenças Raras, criada no âmbito da CAS.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por