POLÍTICA

Anastasia e Pimentel trocam acusações durante debate

A grave crise financeira enfrentada por Minas Gerais e a retenção de verbas dos municípios marcaram o embate entre os candidatos do PSDB e PT

Publicado em 19/09/2018 às 08:46Atualizado em 17/12/2022 às 13:36
Compartilhar

Ramon Lisboa/EM/D.A Press

Embate entre o atual governador Fernando Pimentel (PT) e o senador Antonio Anastasia (PSDB) marcou o debate promovido pelos Diários Associados, com a participação de jornalistas do Estado de Minas e TV Alterosa. Os dois são os mais bem colocados nas pesquisas de intenção de votos entre os mineiros. 

Durante o debate, os adversários se acusaram mutuamente pela crise financeira de Minas Gerais, bem como o parcelamento no salário dos servidores e a retenção de verbas dos municípios.

Sobre a folha de pagamentos, Pimentel, que tenta a reeleição, argumentou que encontrou o caixa estadual com uma situação “deplorável”, agravada pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT), que teve o apoio do PSDB. Do outro lado, Anastasia acusou Fernando de terceirizar a responsabilidade pela crise, desrespeitar o servidor público e usar de desculpas e lamentações.

Além de Anastasia, outros adversários questionaram Pimentel da situação financeira do estado. Em sua defesa, o atual governador buscou nacionalizar a questão e a disputa eleitoral, afirmando que atrasos no cumprimento da escala de salários ocorreram por causa de bloqueios de verbas para o estado pelo governo de Michel Temer (MDB). Segundo Pimentel, Temer tem “feito o possível para prejudicar Minas Gerais”. Prefeitos

Durante o debate, Anastasia também trouxe à tona as acusações da Associação Mineira dos Municípios (AMM) de que o governo mineiro deve cerca de R$ 8 bilhões para as prefeituras por conta da falta de repasse de ICMS e IPVA e outras verbas constitucionais.

Em suas considerações finais, Pimentel disse que ouviu “muita conversa” e “números equivocados” e que tem trabalhado “dia e noite” para consertar “os estragos herdados pelo desgoverno de 12 anos no PSDB no estado”.

Já Anastasia articulou dizendo que está “ao lado” do povo mineiro e que tem serenidade e equilíbrio para lidar com “inverdades e informações equivocadas”. Ainda pediu aos servidores e aos prefeitos que comparem a gestão dele com a de Pimentel.

*Com informações do Estado de Minas

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por