POLÍTICA

Entre os 63 deputados estaduais que buscam a reeleição, 2 são de Uberaba

O registro de candidaturas indica que ao menos 14 vagas serão renovadas no parlamento mineiro este ano

Gisele Barcelos
Publicado em 18/08/2018 às 15:13Atualizado em 17/12/2022 às 12:38
Compartilhar

Dos atuais deputados estaduais, 63 tentarão reeleição este ano na Assembleia Legislativa. Dessa lista, dois nomes são de Uberaba: Antônio Lerin (PSB) e Tony Carlos (MDB). O registro de candidaturas indica que ao menos 14 vagas serão renovadas no parlamento mineiro este ano.

O levantamento da Assembleia Legislativa mostra que nove parlamentares decidiram se candidatar a deputado federal e cinco parlamentares não participarão da disputa por cadeira no Legislativo em 2018.

Entre os que não concorrem a uma vaga no Legislativo está o atual presidente da Assembleia, Adalclever Lopes (MDB), que é candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Márcio Lacerda (PSB).

Além dele, o deputado Anselmo José Domingos (PTC) não vai participar do pleito para se dedicar exclusivamente à presidência de seu partido; Tiago Ulisses (PV) preferiu coordenar a campanha de Antonio Anastasia (PSDB) ao governo de Minas.

O deputado Márcio Santiago (PR) abdicou da candidatura em favor da esposa, Leda Santiago. Já o deputado Cabo Júlio (MDB) não vai concorrer a nenhum cargo público.

Os parlamentares que vão tentar uma vaga na Câmara dos Deputados sã Fabiano Tolentino (PPS), Fábio Cherem (PDT), Felipe Attiê (PTB), Fred Costa (Patri), Gilberto Abramo (PRB), Lafayette de Andrada (PRB), Paulo Guedes (PT), Rogério Correia (PT) e Emidinho Madeira (PSB).

Em Minas Gerais serão escolhidos 53 deputados federais e 77 estaduais. Os índices de renovação da Assembleia Legislativa têm se alterado ao longo dos últimos 20 anos, mas não chegaram a atingir metade do parlamento.

Em 1998, último mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso, os novos deputados representaram 38,97% do parlamento eleito naquele ano. Na eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, a Casa apresentou o maior índice de renovação do períod 46,75%. 

Em 2006, as mudanças ocorreram em 40,25% das vagas. A renovação nas eleições de 2010 e 2014 voltaram a representar pouco mais de um terço dos deputados que tentaram reeleiçã 36,36% e 33,77%, respectivamente.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por