POLÍTICA

Arquivo Público adquire o acervo de 45 anos de circulação do JM

Prefeitura de Uberaba e Superintendência de Arquivo Público assinaram ontem o contrato de transferência do acervo do Jornal da Manhã

Publicado em 20/07/2018 às 07:43Atualizado em 17/12/2022 às 11:41
Compartilhar

Foto/divulgação

Prefeito Paulo Piau assina o contrato de transferência do acervo do Jornal da Manhã para o Arquivo Público Municipal

Prefeitura de Uberaba e Superintendência de Arquivo Público assinaram ontem o contrato de transferência do acervo do Jornal da Manhã. O período adquirido é desde a primeira edição do jornal, que circulou no dia 25 de julho de 1972, até a presente data, totalizando 45 anos de material.

Estiveram presentes ao ato de assinatura do contrato o prefeito Paulo Piau; o secretário de Governo, Antônio de Oliveira; o secretário de Administração, Rodrigo Vieira; a secretária de Comunicação, Keila Riceto; o presidente da Codiub, Denis Silva; a presidente do Grupo JM de Comunicação, Lídia Prata Ciabotti, e Luiz Ciabotti, diretor do Grupo.

O prefeito Paulo Piau destaca que a aquisição desse acervo é importante para guardar a memória de Uberaba, além de fornecer o material como fonte de consulta permanente para os historiadores, estudantes, pessoas que precisam de uma informação familiar, documental, bem como fonte de negócios por meio do turismo histórico. “Nós adquirimos todo o acervo do Lavoura e Comércio. Adquirimos um período do Jornal de Uberaba, está lá no Arquivo Público também, e agora adquirimos os 45 anos do Jornal da Manhã. Estamos fazendo um investimento na preservação da história de Uberaba”, ressalta o prefeito.

Já a presidente do Grupo JM de Comunicação, Lídia Prata Ciabotti, enfatiza que o contrato assinado significa transferir para o município a memória do que aconteceu em Uberaba ao longo desses anos todos. “São quase 46 anos de história retratados nas páginas do jornal e uma forma de manter para as próximas gerações o que foi o passado de Uberaba e o que é presente hoje. Como foi a obra da Leopoldino de Oliveira, que antes era um córrego a céu aberto, a implantação dos corredores do BRT que está acontecendo. É uma forma de preservação, porque o Arquivo Público tem condições técnicas de ter todas essas coleções de papel”, relata Lídia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por