POLÍTICA

Em cenário de indefinições em Minas, partidos políticos iniciam convenções

Partidos políticos podem realizar convenções para definir as coligações

Gisele Barcelos
Publicado em 20/07/2018 às 07:06Atualizado em 17/12/2022 às 13:42
Compartilhar

A partir desta sexta-feira (20) até o dia 5 de agosto, os partidos políticos podem realizar convenções para definir as coligações e escolher os candidatos para Eleições Gerais de 2018. No entanto, o cenário de indefinições chama a atenção em Minas Gerais. 

A 80 dias do eleitor comparecer às urnas, coligações, escolha de vices e até mesmo os nomes para cabeça de chapa ainda não estão totalmente definidos. Por enquanto, oito pré-candidatos já colocados para disputar a sucessão do Governo de Minas.

Apesar das denúncias de corrupção que atingiram figuras centrais de ambos os partidos nos últimos anos, PT e PSDB já definiram seus pré-candidatos e esperam protagonizar novamente a corrida eleitoral mineira.

Fernando Pimentel (PT) já confirmou a busca por um segundo mandato, mas há dúvidas se conseguirá manter a aliança com o MDB, que defende uma candidatura própria a governador. O PSDB já anunciou Antônio Anastasia para a disputa e o deputado federal Marcos Montes (PSD) foi confirmado como vice na chapa.

Ao mesmo tempo, siglas como o PSB de Márcio Lacerda, o DEM de Rodrigo Pacheco, o PSOL , a Rede de João Batista Mares Guia e Novo de Romeu Zema se articulam para oferecer alternativas à polarização entre tucanos e petistas. Todos, no entanto, ainda não têm definição sobre as coligações e os nomes para o posto de vice.

Mares Guia tinha empresário de Juiz de Fora, Eduardo Lucas (Rede), como candidato a vice, mas ele desistiu de disputar as eleições e nome do substituto ainda não foi divulgado.

A  incerteza nas alianças nacionais é um dos aspectos que estão travando o arranjo do xadrez eleitoral em Minas. Nesta sexta-feira, três partidos devem começar a desenhar o quadro eleitoral: PSC, PCB e o PDT de Ciro Gomes. Amanhã, PMN, Avante e o PSOL de Guilherme Boulos realizam as convenções para traçar os rumos deste ano. Já no domingo (22), o PSL se reúne no Rio de Janeiro para debater a candidatura do deputado Jair Bolsonaro, as alianças possíveis e o nome do vice.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por