POLÍTICA

Manifestando-se contra falta de discussão, sindicalistas questionam aumento no Ipserv

Segundo o presidente do SSPMU, os representantes da categoria não foram chamados a participar da elaboração do projeto

Gisele Barcelos
Publicado em 19/05/2018 às 22:41Atualizado em 16/12/2022 às 01:27
Compartilhar

Sindicalistas questionam aumento da alíquota de contribuição previdenciária e manifestam que não foram chamados para discutir revisão do plano de custeio do Ipserv (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais). Após reunião esta semana, os dirigentes dos três sindicatos que representam servidores da Prefeitura de Uberaba e do Codau formataram um ofício para solicitar informações detalhadas sobre a proposta que altera o custeio do Ipserv. O documento foi protocolado ontem na Prefeitura.

De acordo com o presidente do SSPMU (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba), Luís Carlos dos Santos, os representantes da categoria não foram chamados a participar da elaboração do projeto, que altera a legislação vigente. “Nada mais justo do que sermos chamados para participar da discussão. Deixar os sindicatos de fora é preocupante”, argumenta.

Santos afirma que discorda do reajuste na alíquota de contribuição e os líderes do Sindae (Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Purificação e Distribuição de Água e Serviço de Esgoto de Uberaba), Jasminor Costa, e do Sindemu (Sindicato dos Educadores do Município), Bruno Ferreira, também se manifestaram contrários à proposta. “Aguardamos retorno do governo o mais breve possível, até para posicionar os servidores, que estão preocupados com a possibilidade de mais uma vez serem penalizados”, destaca Luís Carlos.

O ajuste na alíquota vem sendo colocado como alternativa para assegurar a saúde financeira do Ipserv, que corre risco de operar no negativo a partir de 2026. Conforme adiantou o secretário municipal de Finanças, Wellington Fontes, ao Jornal da Manhã, projeto será enviado à Câmara Municipal em junho e a proposta é aumentar o índice de 11% para 14%, tanto para o servidor quanto para a cota patronal.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por