POLÍTICA

ALMG deve agilizar votação da PEC que trata do piso na Educação

Ela assegura que o vencimento inicial das carreiras de professor de educação básica, especialista em educação básica e analista educacional na função de inspetor não será inferior ao piso

Marconi Lima
Publicado em 22/04/2018 às 16:13Atualizado em 16/12/2022 às 04:33
Compartilhar

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (MDB), garantiu que será tratada com seriedade e com a maior celeridade possível a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 49/18, que insere na Carta mineira a obrigatoriedade de pagar aos servidores da educação o piso nacional previsto em lei federal. “Tenho a honra de participar, ao lado dos servidores, de mais um avanço”, disse ele, ao avaliar que a categoria conseguiu importantes conquistas nesta gestão.

A PEC está em tramitação na ALMG. A proposição foi entregue ao 1º secretário da ALMG e primeiro signatário da PEC, deputado Rogério Correia (PT), por deputados presentes à solenidade, que contou, também, com representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE).

A PEC, que tem a assinatura de 72 dos 77 deputados, insere o artigo 201-A à Constituição Estadual, assegurando que o vencimento inicial das carreiras de professor de educação básica, especialista em educação básica e analista educacional na função de inspetor não será inferior ao piso. A alteração proposta também garante que os valores dos vencimentos das carreiras do grupo de atividades da educação básica passem a ser reajustados na mesma periodicidade e em decorrência de atualizações do piso.

Reunidos em assembleia no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, os servidores da Educação decidiram suspender a greve da categoria iniciada em março. Os trabalhadores vão manter a sua mobilização até a aprovação da PEC 49/18.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por