POLÍTICA

PMU sugere 15,30% para quem recebe mínimo e 7,13% aos demais

Em negociação salarial com sindicalistas, Prefeitura manteve reajuste geral de 7,13% para o funcionalismo este ano e não sinaliza com aumento do tíquete-alimentação

Gisele Barcelos
Publicado em 16/03/2018 às 07:10Atualizado em 16/12/2022 às 05:32
Compartilhar

Divulgação/PMU

Reunião de negociação com a direção do sindicato aconteceu ontem no gabinete do prefeito

Em negociação salarial com sindicalistas, Prefeitura manteve reajuste geral de 7,13% para o funcionalismo este ano e não sinaliza com aumento do tíquete-alimentação. A única mudança na contraproposta apresentada ontem pelo governo foi um percentual extra para os servidores que recebem hoje valor equivalente ao salário mínimo.

Pela proposta, cerca de 2.000 servidores que estão na base da tabela salarial e tem vencimento de R$954 já receberão no holerite de março o reajuste geral de 7,13% e mais 8,17%, totalizando um percentual de 15,30%.

A Prefeitura posicionou que a medida foi adotada para evitar o achatamento do Plano de Cargos e Salários e garantir os ganhos adquiridos pelo novo plano que entrou em vigor em 2015. Na época, o menor salário da Prefeitura estava acima do mínimo nacional.

O extra para o grupo de 2.000 será uma antecipação do índice previsto para 2019. Acordo firmado no ano passado estabeleceu reajuste de 5% este ano e mais a inflação de 2017, o que corresponde aos 7,13%. Já em 2019, o funcionalismo terá 5% e mais o índice da inflação de 2018. Com o adiantamento, o grupo da base da tabela salarial só receberá no ano que vem a recomposição da inflação.

Os cargos que serão contemplados com um reajuste maior sã atendente de enfermagem; auxiliar de enfermagem; auxiliar de veterinário; auxiliar de necropsia; dedetizador; auxiliar de almoxarife; auxiliar de serviços gerais; cantineira; cinegrafista; contínuo; copeira de creche; copeira; cozinheiro; encarregado de zeladoria; faxineiro; instrutor de artes; operador de som; padeiro; servente escolar; servente sanitário; trabalhador braçal; vigia; auxiliar de secretaria; auxiliar de secretaria; inspetor de alunos; pajem de creche; auxiliar de laboratório; operador de eletrocardiograma; agente de administração I; agente de administração II; agente de administração III; auxiliar de administração I; auxiliar de administração II; auxiliar de administração III; cadastrador imobiliário; e cuidador.

Para o restante do funcionalismo, conforme acordado anteriormente, a Prefeitura manteve a proposta de recomposição em duas etapas. Neste ano o impacto na folha de pagamento será de R$24,3 milhões em 2018.

Prefeito diz que oferta obedece às condições

O prefeito Paulo Piau (MDB) justificou aos sindicalistas que a proposta foi feita com base nas atuais condições financeiras do município, mas declarou que a negociação pode avançar dependendo do comportamento da receita no futuro. “Obviamente gostaríamos de oferecer muito mais, mas temos a responsabilidade de cumprir o que está acordado. Hoje temos certeza de que o que estamos assumindo será cumprido. Ou seja, salário será pago em dia. E não estamos fechando a negociação. No meio do ano, sentaremos novamente e se os índices econômicos melhorarem, avançamos nas negociações”, declarou.

De acordo com o presidente do SSPMU (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais), Luís Carlos dos Santos, o resultado da reunião com o Executivo não foi animador. Ele pondera que a expectativa era conseguir índice maior que 7% para todo o funcionalismo. “Esperávamos chegar a algo entre 9% e 10%”, manifesta.

Em relação ao tíquete-alimentação, Santos ressalta que a Prefeitura foi irredutível e não apresentou proposta de aumento. Segundo ele, apenas foi colocada a opção de voltar à mesa de negociação em julho para verificar se existe condição para um acréscimo no valor do benefício.

O sindicalista informa que a contraproposta do Executivo será submetida à assembleia, mas a data ainda não está definida. De acordo com Santos, a expectativa é o comparecimento dos servidores à reunião para fortalecer as reivindicações feitas à Prefeitura.

Entenda. O reajuste de 7,13% a partir de março deste ano engloba 5,05% (correspondente a 50% do INPC acumulado no período de setembro de 2015 a dezembro de 2016) e mais 2,08% referente ao INPC acumulado em 2017. Os cálculos para fechar o índice da segunda etapa do reajuste em 2019 serão feitos posteriormente.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por