POLÍTICA

Parlamento Jovem abordará a violência contra a mulher e polos terão autonomia

Além de discutir os desafios para o enfrentamento do problema, os alunos também terão a oportunidade de conhecer melhor a política

Marconi Lima
Publicado em 19/02/2018 às 07:04Atualizado em 16/12/2022 às 06:13
Compartilhar

Programa de formação política de estudantes do ensino médio, o Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) chega à sua 15ª edição em 2018. O projeto é realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com câmaras municipais e neste ano tem como tema a violência contra a mulher.

Além de discutir os desafios para o enfrentamento do problema, os alunos também terão a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo.

“Parlamento Jovem, com 15 anos: é bonito o que isso simboliza”, diz Fernanda Freitas, uma das coordenadoras estaduais do projeto. “Essa é a idade da transição na vida de um jovem e é o que o projeto também está vivendo”, completa.

Nascido em 2004, o Parlamento Jovem em Minas era realizado apenas em Belo Horizonte. Em 2010, começou a ser levado a outros municípios e em 2014 passou a ser organizado em polos regionais. A edição de 2018 é marcada pela maior autonomia conferida a esses polos.

Atualmente, participam do projeto 88 câmaras municipais, entre elas a de Uberaba. Essas câmaras foram distribuídas em 16 polos. “O PJ Minas valoriza a formação política como instrumento para fortalecer o Poder Legislativo, que precisa da participação dos cidadãos para se consolidar. Por isso, a parceria entre o Parlamento estadual e os municipais é tão importante”, afirma Fernanda Freitas.

O novo formato, como explica a coordenadora, permite que os polos regionais tenham cada vez mais autonomia no estabelecimento de parcerias locais e na organização de eventos, debates, cursos e encontros.

Para o coordenador do Polo Zona da Mata 2 e Caparaó, Sérgio Peres Dutra, a tendência é de que as etapas regionais cumpram o papel que antes era exclusivo da etapa estadual: o de permitir que jovens de diferentes realidades locais dialoguem, identifiquem suas similaridades e diferenças e priorizem linhas de atuação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por