POLÍTICA

Câmara aprova em 2º turno o aumento do número de vereadores

Câmara aprovou ontem, em segundo turno, o projeto de lei que amplia de 14 para 21 o número de vereadores na próxima legislatura

Gisele Barcelos
Publicado em 14/12/2017 às 22:06Atualizado em 16/12/2022 às 08:12
Compartilhar

Em meio a protesto e vaias de manifestantes em plenário, Câmara Municipal aprovou ontem, em segundo turno, o projeto de lei que amplia de 14 para 21 o número de vereadores na próxima legislatura. A mudança será válida a partir das eleições municipais de 2020.

Apenas 15 manifestantes contrários ao aumento comparecem ao plenário para acompanhar a sessão. A votação foi rápida, com 13 votos favoráveis; apenas o vereador Samuel Pereira (PR) votou contra. Ele justificou que é a favor do aumento de cadeiras, mas não acredita que seria o momento adequado para discutir a proposta. Houve vaias durante a votação, mas sem tumulto ou interrupção dos trabalhos. A reunião prosseguiu normalmente após a apreciação do projeto, com a análise dos demais itens da pauta.

O presidente da Câmara, Luiz Humberto Dutra (PMDB), posicionou que o protesto foi de uma minoria e as manifestações contrárias ao aumento são respeitadas. Dutra declara novamente que a ampliação do número de vagas na próxima legislatura não trará aumento de gastos para a Câmara Municipal e esclarece que haverá redução da verba de gabinete de cada parlamentar para equilibrar as despesas.

Ressaltando que a mudança foi uma decisão amadurecida, o presidente do Legislativo ainda argumentou que a tentativa de aumentar as vagas era diferente em 2015. “Não houve a mesma racionalidade. Naquela época, iria aumentar gastos porque não haveria a redução da verga de gabinete. A Câmara não suportaria os valores”, disse, esclarecendo por que foi contra o projeto na legislatura passada.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por