POLÍTICA

Comissão de Meio Ambiente propõe debate sobre descarte de pneus

O descarte de pneus usados em Uberaba é tema de debate proposto pela Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara Municipal

Marconi Lima
Publicado em 28/05/2017 às 20:04Atualizado em 16/12/2022 às 13:03
Compartilhar

Foto/Arquivo

O descarte de pneus usados em Uberaba é tema de debate proposto pela Comissão Permanente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal de Uberaba (CMU). Uma das propostas do colegiado é a criação de um programa de reciclagem desse tipo de material.  

Para a comissão, trata-se de uma iniciativa que deve ser assumida pela administração municipal. De acordo com o colegiado, no Brasil, todos os anos são substituídos milhares de pneus de carros, que não têm mais condições de ser utilizados para circulação ou reforma. “Como pneu não é um produto biodegradável, seu tempo de decomposição na natureza é indeterminado. Algumas soluções criativas utilizando pneus vêm dando resultados bem satisfatórios”, disse a presidente da Comissão de Meio Ambiente, vereadora Denise Max (PR).

A parlamentar ressalta que, em algumas praças, pneus estão sendo utilizados para cercar canteiros e/ou como vasos, “o que tem deixado áreas públicas mais bonitas e coloridas”. Para a representante do Legislativo, a proposta tem o intuito de preservar a natureza através da reciclagem desses pneus, diminuindo a quantidade desse tipo de lixo no município.

Segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), em 2015, foram vendidos no Brasil 71,9 milhões de pneus e descartados, 45,7 milhões. 

O site da Reciclanip – entidade que é parte da Anip para coleta de unidades inservíveis – destaca que, de janeiro a outubro de 2016, ela coletou e destinou de forma ambientalmente correta mais de 383,9 mil toneladas do material, quantia que equivale a 76,8 milhões de unidades de pneus de carros de passeio.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por