POLÍTICA

A 10 dias do fim do prazo, apenas 5% entregaram o VAF

Apesar do baixo percentual de envio, Wellington Fontes acredita que o número de declarações enviadas será no mesmo patamar de 2017

Gisele Barcelos
Publicado em 20/05/2018 às 08:11Atualizado em 16/12/2022 às 01:26
Compartilhar

Com aproximadamente 10 dias para o fim do prazo para envio das declarações do VAF (Valor Adicionado Fiscal), apenas cerca de 5% das empresas já encaminharam os formulários à Receita Estadual. A informação é do secretário municipal de Finanças, Wellington Fontes, conforme informações preliminares do sistema.

Apesar do baixo percentual de envio até o momento, Fontes acredita que o número de declarações enviadas será no mesmo patamar do ano passado. “Todo mundo está conscientizado sobre o envio, mas as empresas e os contadores, normalmente, deixam para encaminhar as declarações na última hora”, pondera.

Este ano, as empresas devem enviar as informações sobre a movimentação financeira ao longo de 2017. Devido à crise econômica, o secretário afirma que a expectativa é manter o índice atual no VAF. “O que era deficiência nossa e por falta de informação, nós sanamos. Como a economia não cresceu, acredito que devemos manter o mesmo nível do ano passado, o que já está bom, diante da situação do país”, salienta.

O índice consolidado de Uberaba subiu para 2,18 na última avaliação do VAF, o que representou variação positiva de 12,41% nos índices consolidados que estabelecem a participação do município na parte do ICMS para este ano e trouxe a previsão de acréscimo de 6% na arrecadação deste ano.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por