POLÍTICA

Atualização da planta genérica pode voltar à Câmara este mês

O secretário de Finanças afirma que o governo vem mantendo conversas com os vereadores para viabilizar a votação da proposta que reajusta o valor venal dos imóveis na cidade

Gisele Barcelos
Publicado em 17/12/2017 às 10:48Atualizado em 16/12/2022 às 08:07
Compartilhar

Foto/Rodrigo Garcia/CMU

Em outubro, o secretário de Finanças, Wellington Fontes, esteve na Câmara Municipal para defender a proposta

Revisão da planta genérica de valores pode voltar à pauta da Câmara Municipal ainda este mês, conforme o secretário municipal de Finanças, Welington Fontes. O titular da pasta afirma que o governo vem mantendo conversas com os vereadores para viabilizar a votação da proposta que reajusta o valor venal dos imóveis na cidade.

A revisão da planta genérica foi enviada em outubro para análise do Legislativo e até começou a ser discutida em plenário. Uma emenda inclusive foi apresentada para estabelecer a aplicação parcelada do reajuste do metro quadrado nos cálculos do IPTU em 2018, 2019 e 2020. Entretanto, mesmo com o parcelamento, os parlamentares questionaram o percentual para atualização da planta genérica e a votação foi adiada, com a retirada do projeto da pauta.

Apesar da resistência inicial, o secretário acredita que o projeto voltará à pauta em dezembro e será aprovado. “Acredito que ainda vota esse ano e vai haver bom senso. Tenho dito que essa planta genérica é saneadora e vai melhorar as relações contribuinte com a Prefeitura”, analisa.

Fontes argumenta que a revisão proposta para a planta genérica foi elaborada por uma comissão mista e com representantes de vários segmentos da sociedade. Por isso, ele considera um processo natural que a votação seja retomada.

De acordo com o secretário, o projeto foi encaminhado para análise do Legislativo dentro do prazo determinado na Lei Orgânica do Município. Assim, ele posiciona que não há impedimento para a aplicação no IPTU 2018, se a proposta for votada e aprovada em dezembro. “Votando em dezembro, pode ser aplicado no IPTU 2018. Só para o ITBI será necessário esperar 90 dias para começar a valer”, acrescenta.

Pela proposta discutida em outubro na Câmara, O índice médio de reajuste da planta genérica gira em torno de 60%. O percentual, entretanto, não seria aplicado de forma linear para todos os imóveis da cidade, pois a revisão apontou bairros com valorização, mas também locais onde houve desvalorização do metro quadrado e os contribuintes seriam beneficiados com redução do imposto por causa da queda da base de cálculo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por