POLÍTICA

Associação dos aposentados da PMU faz reunião para discutir os atrasos

De acordo com o presidente Anor Jacinto, a expectativa é ter na reunião a presença do presidente do Ipserv, Wellington Gaia

Daniela Brito
Publicado em 18/11/2017 às 22:28Atualizado em 16/12/2022 às 08:58
Compartilhar

Associação dos Aposentados, Pensionistas e Inativos do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Uberaba (Ipserv) promove reunião com todos os associados para discutir os constantes atrasos no pagamento dos benefícios. A discussão acontece na próxima quarta-feira (22), às 16h, na Casa dos Conselhos. De acordo com o presidente Anor Jacinto, a expectativa é ter na reunião a presença do presidente do Ipserv, Wellington Gaia, do secretário de Finanças, Wellington Fontes, e do prefeito Paulo Piau (PMDB).

Anor explica que os aposentados e pensionistas que estão tendo problema com o pagamento são aqueles que foram admitidos a partir de 1996 pelo Ipserv e que dependem dos repasses da Prefeitura de Uberaba. Algo em torno de 1.000 pessoas. Já quanto aos aposentados e pensionistas admitidos até dezembro de 1995, os salários estão sendo pagos em dia. “Estes são pagos pelo instituto e não estão sendo prejudicados com os atrasos”, esclarece. Ainda segundo o dirigente, o compromisso firmado no início do ano com o presidente do Ipserv foi de o pagamento ser feito até o quinto dia útil de cada mês – o que não tem sido honrado.

Além disso, Anor também discorda da saída encontrada pelos conselheiros para confirmar os pagamentos, ou seja, através do uso da chamada “Taxa Administrativa”. De acordo com ele, esta medida pode ser considerada ilegal pelo fato de esse recurso ser destinado exclusivamente para a manutenção do Ipserv.

A reunião também pretende buscar compromisso entre as partes para garantir o pagamento dos salários de novembro, dezembro e do décimo terceiro. “É importante que todos estejam presentes para discutirmos esta situação”, conclui dirigente.

O Ipserv atrasou o pagamento de 1,5 mil benefícios referente ao mês de outubro em razão do não-repasse de R$1,7 milhão, referentes aos aportes compulsórios por parte da Prefeitura de Uberaba. A medida atingiu a massa ligada à Prefeitura, conforme revelou o presidente Wellington Gaia, embora o secretário de Finanças, Wellington Fontes, tenha garantido que as contribuições estariam em dia e o problema da falta de pagamento estaria relacionado ao desequilíbrio de massa que existe no instituto previdenciário, ou seja, a PMU paga mais aposentados do que o próprio Ipserv. O pagamento só foi confirmado na segunda-feira (13) passada após o instituto recorrer ao uso da Taxa Administrativa.

Anor também defende alteração na legislação para aumentar a contribuição dos servidores, que atualmente é de 11%. A proposta é que essa contribuição chegue a 15%, em uma possível lei a ser elaborada pelo Executivo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por