POLÍTICA

Projeto que permite a renegociação da dívida mineira com a União começa a tramitar na ALMG

Texto do Executivo autoriza que o Estado adite contratos firmados com a União, o que, na prática, permite a renegociação de dívidas

Publicado em 18/10/2017 às 09:06Atualizado em 16/12/2022 às 09:44
Compartilhar

Luiz Santana/ALMG

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (17) o projeto de lei de autoria do governador Fernando Pimentel (PT) que visa autorizar o Executivo a aditar contratos firmados com a União. Assim, ele permite a renegociação de dívidas do estado.

Na prática, o projeto, se aprovado, permitirá um prazo adicional de até 240 meses para que Minas pague o refinanciamento autorizado pela Lei Federal 156/16, que trata do plano de auxílio aos estados e também ao Distrito Federal, e medidas de estímulo ao reequilíbrio dos cofres públicos. Especificamente para Minas Gerais, foi permitido pela legislação um desconto mensal de cerca de R$ 500 milhões na dívida.

A contrapartida imposta ao estado inclui limitar o aumento de despesas à inflação medida pelo IPCA, além de desistir de ações judiciais envolvendo a dívida ou contrato renegociado, sob pena de anulação do termo aditivo.

O texto tramitará em regime de urgência, o que significa menor contagem de prazo para sua chegada ao plenário. Antes, contudo, o projeto do Executivo passará pelas comissões de Constituição e Justiça, Administração Pública e Fiscalização Financeira e Orçamentária.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por