POLÍTICA

Locação de equipamentos pode oferecer iluminação de LED em um ano na cidade

Ao adotar o sistema de locação de equipamentos, Uberaba poderá ter a iluminação de LED implantada na cidade em 1 ano

Publicado em 18/10/2017 às 23:06Atualizado em 16/12/2022 às 09:44
Compartilhar

Ao adotar o sistema de locação de equipamentos, Uberaba poderá ter a iluminação de LED implantada na cidade no prazo de um ano, sem grandes investimentos e ainda economizar cerca de 70% no consumo de energia elétrica. Foi o que afirmaram representantes da empresa uberabense Engecad, que ontem ocuparam a Tribuna Livre da Câmara Municipal para apresentar o funcionamento do sistema, que poderá dar mais eficiência à iluminação pública da cidade. O diretor Márcio Arruda e o engenheiro da empresa, Antônio Gouveia, além de fazerem a apresentação, responderam a perguntas dos vereadores.

Márcio Arruda fez a apresentação técnica e destacou as vantagens da implantação da iluminação de LED, ressaltando a segurança, com mais luminosidade, a mobilidade, a redução nos custos e a saúde com a questão do tipo de luminosidade e a oportunidade de se praticar esportes no período noturno.

Arruda destacou ainda a durabilidade das luminárias, que podem chegar a 15 anos, mas tem garantia de cinco; design de controle de brilho, que oferece mais eficiência ao sistema, evitando qualquer tipo de distorção de cores, e a telegestão que permite o definir a luminosidade e até o acendimento de forma programada, considerando a necessidade de iluminação de cada local da cidade.

O engenheiro Antônio Gouveia destacou que a lâmpada de LED oferece a oportunidade de a cidade economizar 70% no consumo de energia elétrica em virtude de sua luminosidade mais eficiente. Considerando uma cidade de 150 mil habitantes, a economia anual seria de aproximadamente R$6 milhões ao ano.

No caso da locação, modelo defendido por ele, a Prefeitura estabelece o contrato com a empresa vencedora da licitação, que vai implantar os equipamentos em toda a cidade e cobrar a partir de seu funcionamento. Nesse caso, seguindo os parâmetros legais, o contrato pode ser firmado por, no máximo, cinco anos e, passado esse período, os equipamentos são integrados ao patrimônio do município.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por