POLÍTICA

Surpreendidos com as mudanças, os funcionários dispensados protestaram

Funcionários contratados pela Pró-Saúde foram dispensados e se aglomeraram em frente da UPA do Mirante para questionar a medida

Gisele Barcelos
Publicado em 23/06/2017 às 07:38Atualizado em 16/12/2022 às 12:29
Compartilhar

Foto/Sandro Neves

Funcionários contratados pela Pró-Saúde se concentraram ontem na porta das UPAs e promoveram manifestações contra a falta de informação

A transição da gestão das UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) para a Funepu (Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba) ontem foi marcada por tumulto na porta das unidades. Funcionários contratados pela Pró-Saúde foram dispensados e se aglomeraram em frente da UPA do Mirante para questionar a medida.

O grupo vaiou o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, e também gritou palavras de protesto contra a antecipação da saída da Pró-Saúde. Os funcionários alegaram que foram pegos de surpresa com a mudança na gestão ontem, pois havia um acordo com organização social para que cumprissem normalmente a carga horária até domingo (25). Houve casos de trabalhadores que chegaram à unidade para assumir o turno ontem, mas foram dispensados e já substituídos por funcionários contratados pela Funepu para atuação nas UPAs.

A recepcionista Carolina Ribeiro foi uma das funcionárias que compareceram à UPA Mirante e começaria o turno a partir de 13h, mas acabou voltando para casa. Ela conta que cumpria o aviso prévio para trabalhar até o domingo, às 19h, mas ontem já não foi possível dar entrada no serviço. “Foi avisado que seria até o dia 25, mas chegamos aqui e o pessoal da Funepu já estava, e a Pró-Saúde informou que não precisávamos mais cumprir [o aviso prévio até o domingo]. Até tiraram o nosso ponto e nem tem como registrar o dia”, argumenta.

O secretário justificou que foi necessário antecipar a transição porque a equipe técnica observou um aumento no número de faltas dos funcionários nos últimos dias e a situação poderia ocasionar problemas na assistência. No entanto, apesar dos desligamentos já formalizados ontem, Iraci assegurou que todos os funcionários receberão os acertos trabalhistas com base nos valores calculados até domingo (25). “Não haverá prejuízo”, afirma.

Leia também:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por