POLÍTICA

Fundação credencia artistas para eventos programados neste ano

FCU lançou chamada pública para credenciar artistas; interessados têm até 12 de maio para se cadastrar

Gisele Barcelos
Publicado em 25/04/2017 às 11:08Atualizado em 16/12/2022 às 13:47
Compartilhar

Enquanto trabalha para regularizar pagamentos atrasados do ano passado, Fundação Cultural lançou chamada pública para credenciar artistas para eventos programados ao longo de 2017. Os interessados têm prazo até o dia 12 de maio para se cadastrar na autarquia.

O assessor jurídico da Fundação Cultural, Luís Fernando Alves Silva, explica que o credenciamento não torna obrigatória a contratação, pois a confirmação dos shows dependerá da disponibilidade financeira do município. “A contratação dos artistas credenciados fica condicionada à definição da programação dos eventos, bem como de previsão orçamentária. Estar credenciado, portanto, não gera obrigatoriedade da firmação de contrato, mas dentro do prazo vigente do edital somente os artistas selecionados estarão aptos a atender às demandas de eventos”, salienta.

Já o presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques, acrescenta que o credenciamento desburocratiza os processos licitatórios e deverá facilitar o pagamento aos artistas selecionados. “É positivo do ponto de vista econômico, pois os cachês já estão previamente estabelecidos no edital e o pagamento deverá ser mais ágil”, ressalta.

O edital da chamada pública estabelece que os artistas poderão se inscrever como pessoa física ou pessoa jurídica, de acordo com as especificações de cada apresentação. A lista inclui apresentação musical solo e de grupos/bandas. Cada proponente poderá fazer até três inscrições, desde que as propostas apresentadas sejam em projetos diferentes.

A seleção das propostas será realizada em três etapas. A primeira será de habilitação jurídica e fiscal, com a análise e conferência dos documentos. Os resultados serão publicados no Porta-Voz e os habilitados passarão para a fase de avaliação técnica da proposta artística apresentada.

Já na última etapa será feita a classificação dos projetos selecionados, com notas de zero a 20 pontos. Nesta fase serão analisados o portfólio da banda, grupo ou artista, a originalidade e ineditismo da proposta, apreciação de materiais disponibilizados em áudio e vídeo, bem como a análise da concepção artística do candidato. Para ser classificado, o proponente deverá atingir o mínimo de 11 pontos.

Conforme o edital, serão classificadas somente as propostas que cumprirem todas as exigências e apresentarem toda a documentação solicitada. O resultado final será homologado com publicação no Porta-Voz.

As inscrições para a chamada pública são gratuitas. O edital completo poderá ser retirado na Seção de Licitações da Fundação Cultural de Uberaba, que fica na praça Rui Barbosa, 356. O material também ficará disponível para download no site da FCU (www.culturauberaba.com.br/editais).

Grupos populares serão selecionados para o '13 de Maio' por meio de projetos. A Fundação Cultural também lançou edital de chamamento público para credenciar propostas de grupos populares e tradicionais para comemorações do dia 13 de Maio. Ao todo, serão selecionados até 20 projetos. O edital contempla grupos de congadas, moçambique, afoxé, capoeira e catuapé. Os projetos aprovados irão compor a programação dos festejos do "13 de Maio". As inscrições são gratuitas e os interessados deverão entregar os documentos pessoalmente no Departamento de Ações Artísticas e Culturais da FCU. O prazo termina na sexta-feira (28). O edital também ficará disponível para download no site www.culturauberaba.com.br/editais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por