POLÍTICA

Projeto na CMU trata da relação entre município e sindicalistas

A proposição dispõe sobre a negociação coletiva, o direito de greve e o afastamento de dirigentes sindicais aplicáveis aos servidores públicos municipais

Marconi Lima
Publicado em 28/03/2017 às 07:19Atualizado em 16/12/2022 às 14:22
Compartilhar

Está em tramitação na Câmara Municipal de Uberaba (CMU) o Projeto de Lei (PL) 09/2017. A proposição dispõe sobre a negociação coletiva, o direito de greve e o afastamento de dirigentes sindicais aplicáveis aos servidores públicos municipais.

O PL é de autoria do vereador Ismar Marão (PSD). A justificativa do autor é que a proposição irá regulamentar as relações de trabalho entre os servidores públicos e o Poder Executivo, da administração pública direta, autárquica ou fundacional, e a CMU, definindo diretrizes para negociação coletiva, tratamento dos conflitos e exercício do direito de greve, dos servidores públicos no âmbito do município de Uberaba.

O parlamentar diz que a categoria de servidores públicos compreende o conjunto de ocupantes de cargos, empregos e funções públicas da administração pública direta, autárquica, fundacional e da CMU. “Considerando que a livre associação sindical, a negociação coletiva e o direito de greve são preceitos constitucionais indissociáveis do processo de democratização das relações de trabalho na administração pública, necessário se faz uma legislação que venha assegurar e ratificar todos os direitos dos servidores públicos, referente à negociação coletiva, tratamento dos conflitos e o exercício do direito de greve dos servidores públicos do município”, ressalta Marão.

O PL possui cinco capítulos e 39 artigos que tratam das Disposições Gerais, da Negociação Coletiva, da Aplicação do Direito de Greve, do Afastamento de Dirigentes Sindicais e das Disposições Finais. Apesar de a tramitação ter se iniciado no mês de março, ainda não há definição de quando o PL irá a plenário para apreciação dos vereadores. As sessões ordinárias do mês de abril terão início no próximo dia 3.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por