POLÍTICA

1º dia de greve dos professores tem ato na porta da Prefeitura

Grevistas não foram recebidos nem pelo prefeito Paulo Piau e nem por secretários, que estavam reunidos em outro local

Gisele Barcelos
Publicado em 28/03/2017 às 07:11Atualizado em 16/12/2022 às 14:22
Compartilhar

Neto Talmeli

Professores da rede municipal em greve realizaram ato ontem na porta da Prefeitura, no primeiro dia do movimento

Para marcar o início de greve por tempo indeterminado, mais de 200 professores da rede municipal participaram ontem de mobilização na porta do Centro Administrativo da Prefeitura. Os grevistas não foram recebidos pelo prefeito Paulo Piau (PMDB), que estava em reunião reservada com a equipe de governo em outro local.

A manifestação fechou uma das pistas da avenida Dom Luiz Maria de Santana por quase duas horas. Com cartazes e gritos de palavras de ordem, os educadores cobraram o cumprimento integral do piso do magistério, a concessão de reajuste salarial este ano e transparência quanto à aplicação dos recursos do Fundeb. O grupo também levantou bandeiras com mensagens de protesto à reforma da Previdência e contra a lei da terceirização irrestrita – aprovada na semana passada e que aguarda a sanção do presidente Michel Temer (PMDB).

Para o presidente do Sindemu (Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba), Adislau Leite, a ausência do prefeito e do secretariado não enfraqueceu o ato de ontem. Ele afirma que o objetivo era sensibilizar a população sobre as demandas da categoria. “O prefeito e a secretária já conhecem as nossas reivindicações. Estamos aqui para mostrar a situação à comunidade”, posiciona.

Adislau argumenta que os profissionais estão sendo coagidos pelos diretores e ameaçados para não participar do movimento. “Diretoras chegaram a falar em não renovar contratos a partir de 31 de março ou tirar dobra de turno e horas excedentes de quem entrasse de greve”, contesta. Conforme o sindicalista, os casos denunciados pelos profissionais estão sendo averiguados. Ele afirma que esclarecimentos já foram solicitados à administração municipal e o departamento jurídico estuda providências contra a situação.

Conforme levantamento divulgado ontem pelo sindicato, cerca de 10% da categoria já aderiu à greve e algumas unidades tiveram 100% dos professores paralisados. Os professores municipais continuam em greve e decidiram por nova concentração hoje na porta do Centro Administrativo da Prefeitura, a partir de 12h. Em paralelo, uma equipe visitará as escolas e conversará com profissionais para ampliar a adesão ao movimento. O grupo também fará panfletagem para divulgar as reivindicações à comunidade.

Leia mais:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por