POLÍTICA

Município recebe novo lote de 6 mil doses de vacinas da febre amarela

As doses repuseram estoque municipal, distribuídas às unidades de saúde ontem, e estarão disponíveis nesta terça-feira para atendimento ao público

Gisele Barcelos
Publicado em 21/02/2017 às 07:26Atualizado em 16/12/2022 às 02:32
Compartilhar

Uberaba recebeu ontem lote com mais seis mil vacinas contra a febre amarela para recompor estoque da rede municipal. As doses já foram distribuídas às unidades de saúde ontem e estarão disponíveis hoje para atendimento ao público.

O diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura, pontua que foram capacitados 36 profissionais da saúde, recém-nomeados do concurso público, que irão reforçar a equipe de vacinação nas unidades a partir de agora. Nas últimas semanas, filas foram verificadas em vários postos de saúde por causa do aumento na procura pela vacina contra a febre amarela.

Em paralelo, vacinação preventiva na zona rural já foi concluída na região perto da divisa com o município de Sacramento, onde foi confirmada a morte de macaco por febre amarela no início do mês. A unidade móvel percorreu as fazendas localizadas na região e 98 pessoas foram vacinadas.

Além de Sacramento, caso de febre amarela silvestre também foi confirmado em Ibiá. Localizado a 180 quilômetros de distância, o município está sob a jurisdição da Superintendência de Saúde em Uberaba. Rumores da morte de macacos em Itapagipe e Patos de Minas estão sendo monitorados. Já as cidades de Araxá, Frutal, Planura, Uberaba e Uberlândia ainda aguardam o resultado da análise referente a animais encontrados mortos.

Apesar da morte de primatas na região, até o momento não há notificação de pacientes com suspeita de febre amarela em Uberaba e nos municípios do entorno. As ocorrências continuam concentradas na região de Teófilo Otoni, Governador Valadares, Coronel Fabriciano e Manhumirim.

Em 2017, já foram notificadas 1.012 suspeitas de febre amarela em Minas Gerais, sendo que 174 pacientes morreram com suspeita da doença. Até o momento, 220 casos foram confirmados e 57 descartados. Em relação às mortes, 78 tiveram diagnóstico comprovado.   

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por