POLÍTICA

Retomada de obra em Três Lagoas acende luz em Uberaba

Articulações também vêm sendo feitas em Minas Gerais a fim de viabilizar um investidor privado para a planta de amônia em Uberaba

Gisele Barcelos
Publicado em 20/02/2017 às 07:49Atualizado em 16/12/2022 às 02:32
Compartilhar

Foto/Reprodução

Planta de Uberaba já recebeu cerca de 60% dos investimentos, mas está parada por causa da crise da Petrobras

Enquanto a planta de amônia em Uberaba ainda aguarda solução, a obra da fábrica de fertilizantes nitrogenados da Petrobras em Três Lagoas (MS) será retomada por consórcio chinês. Paralisada há dois anos, a expectativa é recomeçar a construção ainda no primeiro semestre deste ano. 

O anúncio foi feito na semana passada, após reunião entre o presidente da Petrobras, Pedro Parente, o senador Pedro Chaves (PSC/MS) e o prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro (PSDB). Conforme as informações da petrolífera, a unidade de Três Lagoas está com 81% do cronograma de obras executados.

Em entrevista à rádio Cultura FM, o senador disse que a Galvão Engenharia, que integrava o consórcio original junto com a chinesa Sinopec Petroleum, entrou em recuperação judicial e não participará mais do negócio.

De acordo com o parlamentar, a Sinopec vai formar um novo consórcio com outra empresa chinesa, cujo nome não foi revelado. Esse novo consórcio ficará responsável por concluir a obra e também pelo pagamento da dívida, no valor de aproximadamente R$ 40 milhões, com os fornecedores de Três Lagoas.

O senador explicou que a retomada da obra depende de um parecer do Tribunal de Contas da União (TCU), que analisa o processo de venda da fábrica de fertilizantes no Mato Grosso do Sul. No final do ano passado, o Tribunal suspendeu a venda de bens e negócios da Petrobras em função de algumas pendências.

O senador e o prefeito também se reuniram com o ministro do TCU, Bruno Dantas, para pedir agilidade na análise do processo. “Pedimos ao ministro celeridade na análise das contas relacionadas ao projeto e ele nos adiantou que, em breve, vai devolver o processo ao Pleno do TCU com algumas exigências, a serem sanadas para a retomada das obras”, disse.

A Petrobras já declarou que pretende sair do segmento de fertilizantes e vender as ações para algum grupo nacional ou internacional com tradição no ramo. Articulações também vêm sendo feitas em Minas Gerais a fim de viabilizar um investidor privado para a planta de amônia em Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por