POLÍTICA

Médicos aprovados em concurso recorrem ao MP por convocação

O promotor João Davina informa que o documento será juntado aos autos da Ação Civil Pública proposta em novembro de 2016 e será analisado pelo juiz da 1ª Vara Cível da Comarca

Thassiana Macedo
Publicado em 21/01/2017 às 08:23Atualizado em 16/12/2022 às 15:35
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Promotor João Vicente Davina diz que vai juntar o documento entregue à Ação Civil proposta em novembro

Médicos aprovados no Concurso Público Municipal, edital 001/2015, procuraram a 15ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público. Eles reclamam que o Município vem prorrogando a contratação de servidores em detrimento dos candidatos aprovados no certame. Um documento, assinado pelos médicos foi entregue ao promotor João Vicente Davina pedindo a imediata convocação dos aprovados para as 19 equipes descobertas e a não renovação dos contratos com o Programa Mais Médicos, com previsão de término em março de 2017.

O promotor João Davina informa que o documento será juntado aos autos da Ação Civil Pública proposta em novembro de 2016 e será analisado pelo juiz da 1ª Vara Cível da Comarca, Lúcio Eduardo de Brito, que tem previsão de retorno na próxima terça-feira, dia 24 de janeiro.

No documento, os médicos da Estratégia de Saúde da Família reforçaram a importância do trabalho que desempenham para a saúde da população, visto que são comprometidos com o cuidado continuado e personalizado da população uberabense, na prevenção de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e câncer, principais causas de internações e óbitos no município. O texto também ressalta que se trata de um grupo de médicos “com os quais a Secretaria Municipal de Saúde sempre pôde contar nas campanhas, nos surtos das doenças do dia a dia, nas crises das UPAs, e nas irregularidades características da rede de atenção à saúde de Uberaba”.

O grupo considera que a categoria vivencia as sequelas “do desrespeito há tempos perpetuado pelas gestões municipais que se sucederam e que nunca valorizaram a qualidade do atendimento prestado. [...] Um grupo que convive com atrasos no pagamento consecutivos, sem explicações objetivas e diretas”. O documento alerta ainda que Uberaba possuía cerca de 54 equipes completas, com a presença de médicos de Saúde da Família ao final de 2016, e que, mesmo tendo bons profissionais, finalizou com a exoneração de vários médicos ao mesmo tempo, sem qualquer preparo e desrespeitando a população atendida pelas unidades.

Atualmente, segundo o grupo, em janeiro de 2017, o município possui 19 equipes descobertas de médicos, devido à não renovação dos contratos e atraso na convocação dos concursados, e ainda outras 19 equipes ocupadas por profissionais bolsistas temporários do Programa Mais Médicos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por