GERAL

Setor de calçados em Minas sofre com demissões e produção abaixo do esperado

Publicado em 02/08/2020 às 10:50Atualizado em 18/12/2022 às 08:21
Compartilhar

Ilustrativa/RAEng/Pixabay

A indústria de calçados no Brasil está em crise e já perdeu cerca de 44 mil postos de trabalho somente no primeiro semestre deste ano. Em dezembro do ano passado, o setor calçadista empregava diretamente 270 mil pessoas em todo o país, número que caiu para cerca de 225 mil no registro do último mês de junho.

Em Minas Gerais, a situação também sofre os reflexos da pandemia. Somente no primeiro semestre, as indústrias de calçados do estado já demitiram quase 7 mil trabalhadores, cerca de 27% do total de empregados no ramo.

Os dados são dos cálculos da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). De acordo com o presidente da Abicalçados, Haroldo Ferreira, a situação do setor no Brasil é delicada e preocupante.

“No ano passado o Brasil produziu mais de 908 milhões de pares. Em função da crise do coronavírus, devemos ter uma redução em torno de 30%”, disse.

Segundo ele, até dezembro de 2019, Minas empregava 30.500 trabalhadores no setor, que teve um início de 2020 positivo nos meses de janeiro e fevereiro, com o aumento de 3 mil postos de trabalho. Porém, após a pandemia, com as demissões em massa que ocorreram de março até junho, 9.895 trabalhadores entraram na fila do desemprego em função da pandemia.

*Com informações Rádio Itatiaia

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por