POLÍTICA

Meio Ambiente desenvolve estudos para avaliar novas fontes

Enquanto o risco de falta de água ameaça Uberaba este ano, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente está com estudo em andamento

Gisele Barcelos
Publicado em 16/09/2014 às 23:09Atualizado em 17/12/2022 às 03:39
Compartilhar

Enquanto o risco de falta de água ameaça Uberaba este ano, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente está com estudo em andamento para avaliar novas fontes de abastecimento de água para a cidade no futuro. A informação é do titular da pasta, Ricardo Lima.

O secretário explica que estão em análise diversos rios que compõem a bacia hidrográfica da região, mas preferiu não antecipar quais as opções consideradas no estudo. O cronograma para conclusão do levantamento também não foi divulgado. Lima afirma que o trabalho abrange a qualidade da água, a quantidade disponível para captação, a distância da estação de tratamento local e as condições geográficas do trajeto. “Essas informações nos permitirão verificar se existe viabilidade técnica e financeira para o projeto”, salienta.

De acordo com o titular do Meio Ambiente, o estudo pode apontar a inviabilidade das alternativas, seja por causa do custo elevado para trazer a água até a cidade ou por impedimento na captação. “Neste caso, vamos ter que continuar apenas com as fontes que já temos e tomar medidas para economizar água para evitar problemas de abastecimento durante a seca”, pondera. Questionado, o secretário descartou o uso de água do rio Grande para o abastecimento. Segundo ele, esta alternativa pode ser usada apenas para o consumo industrial, o que já ajudaria a aliviar a captação no rio Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por