ALTERNATIVA

Funcionamento do Mercado Municipal desafia medidas mais ousadas

Lídia Prata
Publicado em 27/07/2020 às 20:57Atualizado em 18/12/2022 às 08:12
Compartilhar

SOLUÇÃO PARA O MERCADO

Nem tanto ao mar, nem tanto a terra. É preciso encontrar uma solução de equilíbrio para o Mercado Municipal. Se no domingo anterior teve aglomeração em alguns boxes, e até autuação por parte da Vigilância em Saúde por consumo dentro do estabelecimento, neste domingo observou-se o contrário. Corredores e boxes vazios, contrastando com filas enormes de consumidores do lado de fora. A aglomeração só mudou de lugar.

POR QUE NÃO?

No sábado, o administrador do Mercado Municipal foi ouvido no programa O Pingo do Jota e considerou totalmente inviável fazer o controle de entrada de clientes por boxe, assim como estabelecer o tempo máximo de permanência das pessoas dentro do Mercado. Acredita que a única forma possível de fazer o controle de acesso é por senhas, de 30 em 30 pessoas. Mas esse esquema não está dando certo. Portanto, precisa ser encontrada outra opção, antes que os prejuízos para a saúde pública ou para os permissionários se tornem insuportáveis.

PELA GRADE

Muita gente desistiu de fazer compras no Mercado, no domingo, em razão da fila enorme de espera para entrar e da demora na rotatividade. Do lado de dentro os comerciantes se descabelavam, à espera dos clientes que não conseguiam chegar para as compras. Muita gente acabou ligando para os permissionários, pediu mercadoria, e se sujeitou a recebê-la pela fresta da grade dos portões laterais, que estavam trancados. Francamente. Essa situação precisa ser resolvida com bom senso e racionalidade.

AR LIVRE

Uma das alternativas que podem ser estudadas para minimizar os prejuízos dos permissionários e continuar movimentando o Mercado Municipal nos fins de semana talvez seja montar uma estrutura de feira na parte externa, ao ar livre, com barracas devidamente distanciadas. Essa opção já foi implementada com sucesso em governos passados, por ocasião de reformas no prédio do Mercado, e funcionou. A área em frente ao Mercado, hoje destinada a estacionamento, recebeu uma tenda enorme, onde cada comerciante pode expor seus produtos à venda. Deu certo.

Por que não repeti-la agora?

ACORDA, MEU POVO!

Dos 40 servidores lotados na Delegacia da Receita Federal de Uberaba, apenas seis serão mantidos. Todos os outros 34 servidores serão remanejados para a Regional de Uberlândia. Nossa Delegacia será rebaixada a mero postinho de atendimento, subordinado à vizinha cidade. Mais uma perda para Uberaba, que já viu outras tantas regionais pegarem a BR050 nos últimos anos. Foi assim com superintendência da Caixa, do Banco do Brasil, da Cemig e outras várias. Agora vamos amargar mais uma dependência de Uberaba em relação a Uberlândia.

E não foi por falta de aviso.

Há mais de dois anos, muito antes dos rumores pipocarem em redes sociais, o JM já havia feito o alerta e chamado nossos representantes políticos e classistas para agir preventivamente. É bem verdade que algumas ações foram feitas no ano passado, mas timidamente.

Por outro lado, Uberlândia correu atrás e cacifou seu trabalho, politicamente. Levou a melhor.

RASGANDO O VERBO!

Ex-presidente da Aciu Manoel Rodrigues Neto “rasgou o verbo” sobre o esvaziamento da Delegacia da Receita Federal em Uberaba. Em seu desabafo nas redes sociais, Manoel disparou: “Uma cidade que não tem representantes à sua altura sempre vai ser preterida. Agora é sentar no chão e chorar. Espero que nas eleições deste ano e nas futuras, os eleitores optem por candidatos que estejam preocupados com o coletivo e não com o individual seu e de seus companheiros. Esses 34 ‘empregos’ perdidos por Uberaba eram de cargos muito bem remunerados, que compravam e investiam na cidade. Pobre Uberaba...”

Vale lembrar que Manoel lançou página no facebook para um abaixo-assinado daqueles que não concordam com a candidatura a prefeito de políticos em pleno exercício do mandato de deputado.

SEM SOBRESSALTO

Por falar em Manoel Rodrigues, ele passa a comandar o PDT de Uberaba, ocupando o cargo de secretário geral do partido. Manoel foi ouvido pelo programa O Pingo do Jota e garantiu que desta vez a cúpula do PDT em BH não vai errar novamente, trocando executiva aqui a todo instante. A presidente é Sirley Soalheiro, mas Manoel será seu “braço direito” em Uberaba, já que Sirley mora em BH e foi guindada à presidência para serenar os ânimos no partido aqui.

Na entrevista, Manoel contou também que desde 2015 ele e Roberto Velludo vêm tentando organizar o PDT em Uberaba. Já estiveram várias vezes em BH com o deputado Mário Heringer, “eterno presidente” da sigla em Minas. Por isso, agora ele se diz seguro de que não haverá reviravolta na condução do partido aqui. “Nós falamos para ele que o PDT já errou várias vezes em Uberaba. Agora tem a oportunidade de acertar.”

Mas, para isso, precisa ter segurança e estabilidade.

TÔ FORA!

“O PDT não é inimigo de ninguém. Mas não está no pacote do governo municipal. É partido de oposição” - frisou o novo secretário executivo do partido em Uberaba.

JÁ ERA

Ligado ao pré-candidato Roberto Velludo, Manoel falou mais: se Lerin quiser disputar a indicação do partido para prefeito, poderá disputar. “Mas vai perder” – garantiu Manoel, com todas as letras, lembrando que praticamente todos os pré-vereadores apoiam o nome de Velludo.

SÓ EM 2022

Se nada mudar, Lerin só terá vez e voz no PDT em 2022, em eventual dobradinha com Mário Heringer na disputa para deputados.

Nem vaga de candidato a vereador este ano ele vai conseguir, pois todos os demais pré-candidatos já avisaram que deixarão o partido caso isso ocorra . Portanto…

VELHA GUARDA

Manoel Rodrigues também quer resgatar a “velha guarda” do PDT em Uberaba. Como ele veio do PSDB, partido ao qual esteve filiado por muitos anos, Manoel acha importante trazer de volta os “históricos” para participação mais efetiva na construção de novos tempos para a agremiação.

Tomara que não tenha “aquelas” surpresas…

NO FUNIL

Os deputados Franco Cartafina e Heli Grilo tiveram um domingo de altos agitos. Os dois visitaram o empresário Daniel Cecílio, pré-candidato a prefeito pelo PP de Franco. Pode pintar uma dobradinha aí.

CASA COMIGO?

Release distribuído pela assessoria do pré-candidato Heli Grilo confirma a reunião e revela que Daniel Cecílio teria dito que a “colocação de seu nome para prefeito foi para responder à cobrança por renovação política vinda da sociedade”. E mais: “Daniel Cecílio admite que para vencer uma eleição em Uberaba é preciso fazer alianças e que vê com bons olhos a aproximação de seu grupo com o pré-candidato Heli Grilo”.

VAI EMPLACAR?

Ainda no release distribuído pela assessoria do pré-candidato Heli Grilo (PSL) consta o seguinte: “O deputado federal Franco Cartafina lidera o grupo formado por Partido Progressista, Podemos e PMB, que, juntos, têm um dos maiores tempos de televisão. Conta atualmente com dois vereadores na Câmara Municipal e 64 pré-candidatos a vereador, divididos em duas chapas completas. Caso se confirme a aliança, Cartafina adiantou que o grupo defenderá o nome de Daniel Cecílio para compor a chapa majoritária, como vice-prefeito. ‘O Daniel tem o perfil ideal para estar ao lado do Heli nesse desafio. Em 2018, o parceiro do Heli fui eu e juntos conquistamos uma vitória histórica. O Daniel tem o meu perfil e só tem a somar com a competência e experiência do Heli”.

COMO FICA O MDB?

Se Franco Cartafina conseguir emplacar Daniel Cecílio como vice de Heli Grilo, como ficará o MDB, ou parte do MDB que sonha em oferecer um nome para a dobradinha? 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por