POLÍCIA

Morre mais uma vítima de intoxicação por dietilenoglicol em cerveja

Morreu mais uma possível vítima de intoxicação por dietilenoglicol após ingestão de cerveja da Backer, nesta quarta-feira, 15.

Publicado em 15/07/2020 às 15:55Atualizado em 18/12/2022 às 07:51
Compartilhar

José Osvaldo de Faria, 66, estava internado no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte desde fevereiro, pouco depois de ingerir a cerveja Belorizontina durante uma confraternização em um sítio.

Ele teve sintomas de síndrome nefroneural, compatível com a contaminação de dietilenoglicol.

No fim da semana passada, a 23ª Vara Cível de Belo Horizonte autorizou a requisição de dados bancários referentes à pessoa jurídica da Cervejaria Backer nos últimos 12 meses. A decisão atende a pedido do Ministério Público de Minas Gerais, que solicitou a quebra de sigilo bancário das empresas que compõem o grupo societário.

O MP argumentou que há possibilidade de os sócios da Backer estarem tentando ocultar patrimônio, transferindo sua propriedade, tendo ciência de ação judicial contra eles.

Segundo o órgão, a alienação de imóveis indicava não só conduta em desacordo com a boa-fé objetiva material e processual, mas também poderia permitir “o reconhecimento da fraude e do cometimento de ato atentatório à dignidade da justiça, máxime, quando se trata de tutela coletiva”.

O juízo, observando que os sócios na condição de pessoas físicas, ainda não foram citados, concedeu em parte o pedido do MPMG para, com as cautelas legais e a preservação do sigilo dos dados no processo, requisitar os referidos dados bancários às instituições financeiras nos últimos 12 meses.

O Ministério Público citou, ainda, outras condutas dos sócios que sugeriam tentativas de ocultar bens, como alterações contratuais e os baixos montantes disponíveis para bloqueio. De acordo com o MP, nas contas bancárias da Cervejaria Três Lobos “foi encontrado apenas um valor ínfimo, levando-se em conta o porte da empresa”.

Sendo assim, defendeu, havia indicação de operações suspeitas, como as registradas em cartórios, dando conta de alienação de imóvel, com escritura pública lavrada em 13/02/20; e outras, com protocolos datados de 17/02/20, tendo estas como alienante Empreendimentos Khalil Ltda.

Na decisão, o juiz ressaltou que várias vítimas têm demonstrado que foram acometidas pela síndrome nefroneural, estando hoje com dificuldades para custear o tratamento de saúde e manter a própria vida digna.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por