POLÍTICA

Educomunicação reúne profissionais da imprensa com alunos

Apresentação foi feita por Jediel Carvalho, da E.M. Boa Vista, e Jessica Souza, da e.M. Joubert Carvalho, como um programa de rádio ao vivo

Publicado em 27/08/2014 às 23:02Atualizado em 17/12/2022 às 09:33
Compartilhar

O I Encontro Municipal de “Educomunicação”, realizado ontem, contou com a participação do prefeito Paulo Piau, da subsecretária de Educação Marilda Ribeiro, da jornalista Adriana Afonso e do fotógrafo Ramon Magela. O evento foi promovido pelo Departamento Cultural da Secretaria de Educação, no anfiteatro da Prefeitura. A apresentação foi feita pelos alunos Jediel Carvalho, da Escola Municipal Boa Vista, e Jessica Souza, da Escola Municipal Joubert Carvalho, como se fosse um programa de rádio ao vivo.

Com vinhetas feitas nas escolas e sonoras de entrevistas realizadas pelos alunos, o evento teve como objetivo socializar as práticas educativas na área de comunicação, que têm sido desenvolvidas nas escolas, com os projetos de Jornal Escolar, Rádio Escolar e Fotografia. O trabalho com a “Educomunicação” é realizado com grupos de alunos da jornada ampliada das Escolas Municipais Boa Vista, Joubert de Carvalho, Norma Sueli, Marcus Cherém, Totonho de Morais, Adolfo Bezerra de Menezes, Madre Maria Georgina e Stella Chaves.

Durante o evento foi simulada uma entrevista coletiva em que um aluno representando cada escola fazia perguntas ao prefeito Paulo Piau, à jornalista Adriana Afonso e ao fotógrafo Ramon Magela. O encerramento contou com a banda Jovem Músico, formada por alunos das escolas públicas municipais, sob a regência de Fernando Santana.

O prefeito Paulo Piau falou sobre a importância de trabalhar a informação com os jovens nas escolas. “O que mais vale na vida é o conhecimento. A informação é que permite que a pessoa vá além, cresça e explore novos horizontes. Desde cedo esses alunos estão entrando em contato com notícias, se adaptando a buscar informações e a ficarem atentos ao que está acontecendo em seu entorno que possa ser noticiado. Com certeza esse trabalho formará jovens mais atuantes que no futuro poderão trabalhar para melhorar ainda mais a nossa cidade”, apontou Piau.

Conceito. “Educomunicação” é um conceito ou metodologia pedagógica que propõe o uso de recursos tecnológicos modernos e técnicas da comunicação na aprendizagem, por meio da mídia. Como se entende pelo nome, é o encontro da educação com a comunicação. Pode ser desenvolvida com estudantes de qualquer idade e utilizada por professores de qualquer área.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por