ARTICULISTAS

E se fosse uma guerra?

Márcia Moreno Campos
Publicado em 11/07/2020 às 07:36Atualizado em 18/12/2022 às 07:48
Compartilhar

“Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria cinco delas amolando o meu machado.” Essa frase, atribuída a Abraham Lincoln, é constantemente citada em cursos de planejamento estratégico. Planejar não é uma atitude valorizada pelos seres humanos. A preferência pelo improviso e por ir vivendo, um dia após o outro, é tendência universal na vida dos indivíduos. Raros planejam de verdade o futuro e se preparam para contratempos.

Governos igualmente, quer por falta de atributos e competência, quer por descaso e afã de deixar sua marca em realizações imediatas, deixam passar o tempo atendendo apenas urgências e descuidando de importâncias. É mais vantajoso eleitoralmente inaugurar obras, úteis ou não, do que programar com antecedência estratégias de longo prazo, eficazes e fundamentais para garantir o futuro da população.

As tragédias que assolam o Planeta Terra são pontuais e logo a reconstrução do que foi destruído faz com que o mundo volte ao normal, restando apenas lamentações pelo ocorrido, raramente planos para que o fato não volte a se repetir. É assim, com terremotos, inundações, erupções vulcânicas, soterramentos em minas, e disputas entre povos e nações. O que interessa é a urgência em se voltar à normalidade. Após tragédias, a humanidade continua como se fosse infinita; como se o desmatamento desmensurado não cobrasse seu preço, ou o aquecimento global não passasse de uma alucinação desprovida de veracidade. As armas químicas, mísseis de longo alcance, governantes desvairados e perigosos são solenemente ignorados, em nome da rotina conhecida e de uma salutar indiferença. É mais fácil e cômodo negar a ciência, duvidar dos acontecimentos, das demonstrações da natureza, e cuidar apenas do consumismo, do lucro, do crescimento e da multiplicação dos povos.

Mas eis que de repente surge uma pandemia. Um breque no presente otimista e normal. E o mundo, claro, não se vê preparado para enfrentá-la. Diante de sua força, curva-se e expõe suas carências, desigualdades e ambições desenfreadas. Líderes, falsos líderes e o povo em geral esperneiam. Afinal, o mundo não pode parar. A volta à normalidade é um imperativo, uma exigência. A economia, as festas, as viagens, a ostentação, aglomerações, partidas de futebol têm que continuar. Evidentemente que o sustento das famílias é uma imposição, mas e se fosse uma guerra, possibilidade que não pode ser descartada diante do crescente armamento global e rivalidades inconciliáveis? Estamos nós preparados para as privações que nos seriam impostas diante de um conflito mundial ou de uma escassez acentuada de recursos naturais?

Vamos seguindo, sem muito indagar e como se não houvesse possibilidade de um amanhã diferente. Continuamos negligenciando o aumento populacional, o aquecimento global, a destruição da natureza e a desigualdade entre os povos. Só aceitamos a vida se ela for como ela é, ou como costumava ser até então.

Marcia Moreno Campos

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por