CIDADE

Após 2 leilões desertos, Casemg em Uberaba terá liquidação encerrada

Daniela Brito
Publicado em 09/06/2020 às 18:49Atualizado em 18/12/2022 às 06:56
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Unidade da Casemg em Uberaba está em fase de liquidação e imóvel já foi a leilão duas vezes, mas não teve interessados

Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais (Casemg) caminha para ser fechada de forma definitiva em Uberaba. Assembleia geral, realizada virtualmente, prevista para hoje, vai apenas prorrogar o encerramento da liquidação da unidade de armazenamento de grãos e silos em Uberaba, fundada em 1978.

A Casemg Uberaba está localizada no Distrito Industrial 2. O imóvel foi levado a leilão por duas vezes, sendo no primeiro avaliado em R$21,6 milhões e na segunda, pelo preço de R$16 milhões, e em nem um deles houve arrematação, restando deserto. Desde o início do processo de liquidação houve demissões e encerramento de contrato de trabalhadores terceirizados. Além disso, a unidade vem sendo depredada e, ao mesmo tempo, o município padece com a falta de armazéns de grãos – situação observada, inclusive, na safra de 2019/2020.

O liquidante Abílio Eustáquio de Andrade Neto diz que a medida é irreversível. “A Casemg está sendo extinta formalmente”, assegura. Segundo ele, a assembleia geral desta quarta-feira vai apenas prorrogar por mais cinquenta dias o processo para fins burocráticos, para encerrar definitivamente as atividades no dia 31 de julho. Ainda hoje será dado início às rescisões trabalhistas com praticamente todos os funcionários. “Ficaremos apenas com alguns funcionários para concluir a liquidação”, adianta. Após o processo, o imóvel passa a ser patrimônio da União.

O liquidante esperava que o imóvel fosse negociado por meio dos leilões que restaram desertos, tendo em vista a potencialidade do agronegócio no município. Inclusive, ele informa que tomou conhecimento de que leiloeiros chegaram a negociar com dois grupos de empreendedores locais, mas não houve avanço para sua concretização. Para ele, a dificuldade esbarrou na rigorosa legislação que dispõe sobre liquidação de empresas.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por