CIDADE

Por causa do coronavírus, TRE só atenderá com agendamento

Com prazo para fechamento de cadastro eleitoral no dia 6 de maio, Justiça Eleitoral recorre à agenda para evitar aglomerações

Daniela Brito
Publicado em 13/03/2020 às 22:31Atualizado em 18/12/2022 às 04:54
Compartilhar

Justiça Eleitoral em Minas Gerais realizará atendimento ao público a partir de segunda-feira (16) somente mediante agendamento. A medida, que segue até 8 de abril, foi determinada pela Corregedoria Regional Eleitoral. A decisão está baseada na preocupação quanto ao grande risco de transmissão do novo coronavírus (Covid-19), considerando ainda a declaração de pandemia da doença pela Organização Mundial da Saúde (PMS). 

Com isso, aos eleitores que tiverem que regularizar alguma situação, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) recomenda que seja feito o agendamento por meio do Disque-Eleitor, pelo número 148. O agendamento vai permitir que não haja aglomeração de pessoas, principalmente neste período que antecede o fechamento do cadastro eleitoral para as eleições, marcado para o dia 6 de maio. Tradicionalmente, nesta época existe grande volume de pessoas em busca dos serviços da Justiça Eleitoral. 

O agendamento vale para aqueles que tiveram o título cancelado por não comparecer à revisão biométrica nos municípios onde o procedimento já foi concluído ou por terem deixado de votar e justificar a ausência em três eleições consecutivas. 

Arquidiocese pede que sejam evitados os mutirões de confissões na Quaresma 

Arquidiocese de Uberaba pede mais cuidados em função da pandemia do coronavírus (Covid-19). Por meio de nota, o arcebispo dom Paulo Mendes Peixoto pede que sejam evitados os mutirões de confissões que acontecem durante a Quaresma.

Ao invés disso, deverá ser feito o rito para reconciliação dos penitentes por meio da confissão e absolvição geral, que é realizado somente em situações especiais, como é o caso. “Quem sentir necessidade de confissão individual, as paróquias devem orientar sobre os horários para o atendimento, com a devida cautela”, diz o arcebispo de Uberaba. 

A Arquidiocese de Uberaba já tinha repassado outras medidas de prevenção à doença para serem adotadas durante as missas pelos fiéis, como receber a comunhão na mão e evitar o “Abraço da Paz”. Já as missas nas igrejas e capelas da cidade estão mantidas, seguindo as devidas precauções

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por