POLÍTICA

Codiub vai contratar sistema que faz o georreferenciamento

A concorrência foi suspensa em outubro deste ano diante de contestações apresentadas pelas empresas que disputam o contrato

Daniela Brito
Publicado em 18/11/2017 às 22:40Atualizado em 16/12/2022 às 08:58
Compartilhar

Após suspensão da concorrência para a contratação do serviço de georreferenciamento, a Codiub (Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba) abriu concorrência para contratar ferramenta de gestão para prestar serviços para vários municípios. A concorrência (nº 01/2017), do tipo técnica e preço, abrange serviços e engenharia consultiva de aerofotogrametria, atualização cadastral, sistema de informações geográficas, regularização fundiária, remuneração predial e elaboração de plano diretor de endereçamento postal.

O edital está publicado na edição do dia 10 de novembro do diário oficial Porta-Voz. A data limite para a entrega dos documentos - habilitação, proposta técnica e preço - vence às 8h30 do dia 4 de janeiro de 2018. A abertura dos envelopes ocorre no mesmo dia, logo em seguida, às 9h. Não há preço para a contratação do serviço disponibilizado no edital.

O presidente da Codiub, jornalista Denis Silva, diz que o objeto da licitação é mais amplo que o georreferenciamento, cuja licitação foi suspensa. Ele esclarece que a concorrência é para a contratação de uma ferramenta de gestão que visa atender, também, a outros municípios. “Estamos preparando para atender municípios com essa ferramenta de gestão, ou seja, vamos vender o serviço para as cidades. Precisamos melhorar nossa expertise nisso, por isso a contratação do serviço”, ressalta. Denis Silva esclarece ainda que o preço para a contratação do serviço não foi disponibilizado no edital, mas será apurado quando da concorrência. Ele alega que “a Codiub é economia mista, existe toda uma estratégia de mercado que difere da Prefeitura, por exemplo”.

A concorrência do georreferenciamento foi suspensa em outubro diante de contestações apresentadas pelas empresas que disputam o contrato estimado em R$7.749.548,27 para a prestação de serviço no prazo de dois anos. Assim como o georreferenciamento, o sistema a ser contratado terá condições de detectar imóveis que estejam irregulares quanto à tributação. Ou seja, as áreas que receberam construções e prédios que, porventura, foram ampliados e a Prefeitura não tenha sido informada dessas obras. Assim, será possível recalcular o IPTU desses imóveis. A diferença é que a nova proposta conta com outras finalidades e pretende-se prestar o serviço para outras cidades.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por