POLÍTICA

Ocupação de área de proteção do rio Uberaba contestada em audiência

Ocupação de região pertencente à APA do rio Uberaba foi contestada ontem, durante audiência sobre a revisão do Plano Diretor

Gisele Barcelos
Publicado em 18/10/2017 às 23:03Atualizado em 16/12/2022 às 09:44
Compartilhar

Ocupação de região pertencente à APA (Área de Proteção Ambiental) do rio Uberaba foi contestada ontem, durante audiência pública sobre a revisão do Plano Diretor do município. As críticas já estavam circulando nas redes sociais e foram oficializadas na reunião.

O advogado Adriano Espíndola manifestou que o novo Plano Diretor estabelece que quase 50% da APA do rio Uberaba poderá ser ocupada por loteamentos e a situação será prejudicial ao meio ambiente. “Essa medida é um pouco contraditória ao mesmo tempo em que falamos de preservação ambiental e a necessidade de gerar água”, contesta.

O mesmo questionamento também foi apresentado por Ramon Neto, que cobrou respostas da equipe da Prefeitura e protagonizou um breve bate-boca no anfiteatro durante à audiência.

Após as críticas, o secretário municipal de Planejamento, Nagib Facury, tentou minimizar a discussão e declarou que a questão referente à ocupação será tratada posteriormente em audiência pública específica sobre a APA do rio Uberaba, mas não justificou por que está prevista a autorização para ocupar quase metade da área de preservação. Ele posicionou apenas que a mudança está embasada em estudos técnicos realizados em conjunto com as universidades.

Além disso, a aplicação do IPTU Verde e a criação de um Plano Diretor específico para o centro da cidade também foram levantadas na reunião. Outros pontos citados foram medidas para aumento da área arborizada da cidade.

Uma nova audiência será realizada em novembro e outra consulta popular em dezembro para finalizar o projeto de lei que revisa o Plano Diretor e enviar a proposta à Câmara Municipal.

Paralelamente às reuniões, a Prefeitura também disponibiliza a partir de hoje sistema online para as pessoas interessadas em enviar sugestões para a revisão do Plano Diretor. As demandas não precisam ser identificadas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por