POLÍTICA

Justiça Eleitoral começa a preparar urnas

As zonas eleitorais de todo o Estado de Minas já começaram a preparar as urnas para a votação no primeiro turno

Thassiana Macedo
Publicado em 24/09/2016 às 22:17Atualizado em 16/12/2022 às 17:13
Compartilhar

As zonas eleitorais de todo o Estado já começaram a preparar as urnas para a votação no 1º turno. Em Uberaba, a Justiça Eleitoral iniciou ontem os trabalhos de oficialização dos sistemas eleitorais, geração de mídias, carga, lacração de urnas eletrônicas e auditoria, bem como a preparação das urnas de lona para contingência. As ações seguem até domingo (25).

Durante as audiências públicas, para as quais são convidados o Ministério Público Eleitoral, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e representantes de partidos políticos, coligações e candidatos, as urnas vão receber os dados de candidatos e eleitores e, ainda, serão carregadas com o software de votação e a mídia onde serão gravados os resultados.

Serão realizados vários testes nos equipamentos e, ao final do procedimento, as urnas passam por uma auditoria e são lacradas. A partir daí não pode ser feita nenhuma mudança nos dados. Para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Domingos Coelho, essa segurança é essencial para a licitude das eleições.

Conforme o Edital nº 39, do juiz da 276ª Zona Eleitoral, Habib Felippe Jabour, ontem ocorreu a cerimônia de oficialização do sistema gerador de mídias no Cartório da 276ª Zona Eleitoral de Uberaba. Em seguida, foi iniciado o procedimento de geração de mídias, flash de carga, flash de votação e memórias de resultado.

Hoje, às 8h, será iniciado o procedimento de carga oficial e lacração das urnas na sede da Justiça Eleitoral, situada na rua Doutor Lauro Borges, nº 97, centro. E no domingo (25), às 16h, haverá a cerimônia para conferência de dados e teste de votação, nos termos dos artigos 27 da Resolução TSE nº 23.456/2015. Além disso, ficou designado para o dia 30 de setembro, às 8h, o início dos trabalhos de verificação de data e hora das urnas eletrônicas da 276ª Zona Eleitoral.

Este ano todas as urnas eletrônicas de Minas Gerais já possuem o módulo de identificação biométrica, mas a biometria, por enquanto, está em apenas 249 municípios do Estado, sendo que em 80 deles a votação será totalmente biométrica e em 169, como é o caso de Uberaba, a votação será mista, ou seja, o eleitor que não fez o recadastramento biométrico poderá votar da maneira tradicional.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por