POLÍTICA

Secretário diz que governo estuda ações para a Segurança Pública

Tema foi debatido ontem em Uberaba com prefeitos e vereadores da região e representantes de conselhos municipais de Segurança

Marconi Lima
Publicado em 24/08/2016 às 07:17Atualizado em 16/12/2022 às 17:37
Compartilhar

Jairo Chagas

Lideranças regionais se reuniram ontem no anfiteatro da Prefeitura com o secretário de Defesa Social, Sérgio Barboza

 

Prefeitos, vereadores e representantes dos conselhos municipais de Segurança Pública se reuniram ontem em Uberaba para discutir a questão da Segurança Pública. O encontro teve a presença do secretário estadual de Defesa Social, Sérgio Barboza Menezes.

O presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), Ademir Ferreira de Melo (PP), destacou que a Segurança Pública é um tema que inquieta a sociedade, uma vez que as pessoas estão cada dia mais com a sensação de insegurança. Ele destaca que não apenas as grandes cidades, mas também as pequenas convivem diariamente com casos de violência. “A nossa ideia é debatermos conjuntamente para encontrar soluções que possam resolver os nossos problemas neste setor”, destacou.

Ele lembrou ainda que a violência chegou ao campo. De acordo com o presidente da Amvale, as áreas rurais dos municípios sofrem com constantes roubos de gado, implementos agrícolas e fertilizantes. Nem mesmo o local, onde em outros tempos era sinônimo de paz e tranquilidade, agora se pode ter sossego, avalia Melo.

O secretário Menezes disse que estaria em Uberaba para ouvir sugestões de ações que possam ser implementadas na política de Segurança Pública. Ele destacou que o problema enfrentado pelo setor é nacional, mas que o governo de Minas está atento e disposto a discutir com a sociedade alternativas a ser implementadas.

Sobre o encontro que teve em Belo Horizonte com os prefeitos da Microrregião do Vale do Rio Grande, Menezes afirmou que algumas ações estão em andamento, especialmente para as polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros. Mas, ele não adiantou quais ações seriam essas.

Durante o evento, a Câmara Municipal, por meio do vereador Marcelo Borjão (PR), entregou ao secretário dois ofícios solicitando a implantação do “Olho Vivo” em todas as entradas de Uberaba e nas praças com comércio.

O secretário municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest), Wellington Cardoso Ramos, que esteve no encontro, disse que o ideal é que todos os órgãos envolvidos na Segurança Pública pudessem trabalhar de forma conjunta, o que agilizaria o combate ao crime. Ele destacou que algumas ações já ocorrem de forma unificada, mas, como cada instituição possui a sua legislação, muitas iniciativas ficam prejudicadas.

Cardoso destacou que em Uberaba a Guarda Municipal (GM), a Polícia Militar e o Setor de Posturas já trabalham em algumas ações em conjunto. “Em Uberaba, o setor de segurança deve apresentar melhora com GM trabalhando armada. Os guardas não podem efetivamente desempenhar todo o papel que a demanda da Segurança Pública exige trabalhando desarmados”, destacou. Ele garantiu ainda que todos os guardas passarão por teste e curso/treinamento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por