POLÍTICA

Comissão do impeachment ouve testemunhas de Dilma

Entre os depoimentos finais estão três ex-ministros do governo Dilma: Patrus Ananias, Aldo Rebelo e Luís Inácio Adams

Gisele Barcelos
Publicado em 27/06/2016 às 07:21Atualizado em 16/12/2022 às 18:19
Compartilhar

A partir desta segunda-feira (27), a comissão especial do impeachment ouve as últimas testemunhas no processo contra a presidente afastada Dilma Rousseff (PT). Entre os depoimentos finais estão três ex-ministros do governo Dilma: Patrus Ananias, do Desenvolvimento Agrário; Aldo Rebelo, da Defesa; e Luís Inácio Adams, da Advocacia-Geral da União.

Hoje serão ouvidos o deputado federal (PT-MG) Ananias, e mais outras duas testemunhas que integravam sua equipe na pasta do Desenvolvimento Agrári Maria Fernanda Ramos Coelho, ex-secretária-executiva; e João Luiz Guadagnin, ex-diretor do Departamento de Financiamento e Proteção da Produção.

Na terça-feira (28), a partir das 11h, serão ouvidos Rebelo e Adams. Também está agendado para amanhã o depoimento de Antônio Carlos Stangherlin Rebelo, que é responsável técnico junto ao Conselho Nacional de Justiça para análise de créditos suplementares.

A coleta de depoimentos será concluída na quarta-feira (29), com a previsão de ouvir mais três pessoas. A agenda com os nomes das testemunhas ainda não foi divulgada.

Até o momento, a comissão do impeachment ouviu 35 testemunhas nesta segunda fase do processo – a fase de pronúncia – que se destina à coleta de provas e à decisão sobre a pertinência da acusação por crime de responsabilidade.

Além da tomada de depoimentos, outras atividades estão na agenda de atividades da comissão ao longo da semana. Ainda hoje, o colegiado receberá o laudo pericial sobre quatro decretos de créditos suplementares de 2015 e repasses do Tesouro ao Banco do Brasil a título de equalização de taxas de juros do Plano Safra naquele ano (as chamadas “pedaladas fiscais”). No pedido de impeachment, a acusação aponta a existência de irregularidades nesses atos.

O trabalho da perícia terá como base uma lista de 99 quesitos, que são perguntas feitas pela acusação, pela defesa, pelo relator, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), e pela senadora Ana Amélia (PP-RS) - único membro da comissão que apresentou quesitos próprios.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por