POLÍTICA

Greve da Civil pode render moção de repúdio da CMU a Pimentel

Servidores da Polícia Civil do Estado foram à Câmara ontem, onde usaram a Tribuna Livre para esclarecer sobre a greve da categoria

Marconi Lima
Publicado em 25/06/2016 às 23:08Atualizado em 16/12/2022 às 18:20
Compartilhar

Servidores da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais foram à Câmara Municipal de Uberaba (CMU) ontem, onde usaram a Tribuna Livre para esclarecer sobre a greve da categoria. O movimento dos servidores está suspenso. A decisão foi tomada após determinação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para o retorno imediato ao trabalho, sob pena de multa de R$350 mil por dia. A paralisação da categoria começou na última segunda-feira (20). Uma moção de repúdio ao governador pode ser votada pelo Legislativo.

O delegado de Polícia Civil Diego Paganucci Lodi fez o uso da Tribuna Livre. Ele disse que o governo de Minas não valorizou a categoria, como se comprometeu. Além do número de servidores ser menor do que a necessidade da PC, os salários estão defasados e o investimento na polícia é quase inexistente. Lodi informou que a intenção é recorrer da decisão do TJMG, pois o entendimento da categoria é que a greve é legal. Ele ressaltou que há uma pauta de reivindicações em que constam outros pedidos ao governo do Estado.

Segundo o Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (Sindpol), 70% dos serviços estavam parados no Estado e 30% do efetivo trabalhando. A categoria reivindica igualdade dos salários de escrivães e investigadores com peritos criminais e médicos-legistas, além da isonomia também na remuneração de delegados e defensores públicos. O sindicato pede ainda a chamada de excedentes dos concursos que estão dentro do prazo de validade e realização de novos concursos para aumentar o efetivo de policiais.

O presidente da Câmara, Luiz Dutra (PMDB), delegado aposentado de Polícia Civil, disse que a categoria ao longo dos anos sofreu uma enorme perda salarial. Ele sugeriu a votação de uma moção de repúdio ao governador Fernando Pimentel (PT) pelo que chamou de “descaso” com a Segurança Pública. A proposta teve apoio no plenário dos vereadores Marcelo Borjão (PR) e Samir Cecílio (PSDB).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por